Mauá

Marcelo Oliveira busca recursos em Brasília para fortalecer o Samu

Prefeito, acompanhado de Guto e Akira, articula verba para nova Base de Regulação em Mauá e expansão das unidades em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Cerca de 20% dos atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mauá são destinados a moradores de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A sobrecarga afeta o tempo de resposta e levou o prefeito Marcelo Oliveira (PT) a Brasília nesta terça-feira (19), ao lado de Guto Volpi (PL) e Akira Auriani (PSB). Eles pediram ao Ministério da Saúde a ampliação do serviço, com a disponibilização de ambulâncias que possam ficar nos dois municípios e uma nova Base de Regulação em Mauá.

Segundo Oliveira, o objetivo é descentralizar os serviços, para reduzir o tempo de atendimento, além de garantir que o financiamento seja assumido pelo Governo Federal, já que atualmente os custos recaem sobre as prefeituras. “É uma pauta recorrente nas reuniões do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Nosso propósito é ampliar a rede regional e dar mais agilidade às respostas aos atendimentos de emergência”, explicou.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apoiou o pleito e disse que o governo Lula pretende ampliar a rede: “É muito importante o Grande ABC ter uma base em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, porque vai ajudar as duas cidades e também Mauá”.

Hoje, o SAMU de Mauá conta com cerca de 200 profissionais para cobrir os três municípios. A criação de novas bases reduziria significativamente o tempo de resposta, que pode ser crucial em situações de emergência.

Frota renovada

No mês passado, o Governo Federal anunciou recursos extras para a saúde em Mauá, incluindo a entrega de quatro novas ambulâncias para o SAMU: duas de suporte avançado (USA) e duas de suporte básico (USB). Somadas às três unidades recebidas em dezembro, a frota que atende os três municípios foi totalmente renovada.

Artigos relacionados

Mauá organiza estrutura para receber até 8 mil visitantes no Dia de Finados

Cidade intensifica zeladoria nos dois cemitérios e prepara esquema com equipes de...

Cerca de 200 Colaboradoras do Hospital Nardini Participaram da Coleta do Exame de Papanicolau

Cerca de 200 Colaboradoras do Hospital Nardini Participaram da Coleta do Exame...

Instituto Federal define cursos iniciais do campus Mauá

Terceira audiência pública aconteceu na noite desta sexta-feira e revelou detalhes sobre...

Mauá: O que abre e o que fecha no ponto facultativo do servidor público  

Em 28 de outubro é celebrado o Dia do Servidor Público, em...