Desde 2021, efetivo cresceu 78% aumentando a presença da GCM nas ruas
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, anunciou nesta terça-feira (30/09), uma nova e importante medida para reforçar a segurança pública: a convocação de mais 50 guardas municipais aprovados no concurso iniciado em 2022, zerando assim a lista de classificados.
Em 2023, já haviam sido convocados 96 guardas, que hoje integram a corporação. Agora, com este novo chamamento, o município cumpre integralmente a convocação de todos os aprovados, praticamente dobrando o efetivo da Guarda Civil Municipal. “Segurança é uma prioridade do nosso governo. Reforçando o efetivo, aumentamos a presença da GCM nas ruas tornando a nossa cidade um lugar melhor pra nossa gente”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
Trata-se de um investimento de mais de R$ 5 milhões, aplicados diretamente em pessoal, estrutura e treinamento. Os novos guardas passarão por um curso de formação com duração de 3 a 6 meses e, em breve, estarão aptos a atuar nas ruas, ampliando a proteção da população mauaense em todas as regiões da cidade.
“Estamos zerando a lista de aprovados e garantindo que todos os classificados no concurso tenham a oportunidade de servir à nossa cidade. É um marco na valorização da GCM e um reforço histórico para a segurança de Mauá”, afirmou o secretário municipal de Segurança Pública, Dr. Matheus Ferreira.
O compromisso da administração com a segurança é notório. No último mês, 30 novos veículos renovaram a frota corporação. Além disso, apenas em 2025, já foram criadas as operações Embarque Seguro e Dorme Tranquilo, que reforçam a presença da GCM nas ruas e ampliam a proximidade com a população.
Com essas medidas, a Guarda Civil de Mauá deixa de ter um papel apenas patrimonial e se consolida como uma força de proteção do cidadão e de proximidade com a comunidade.