Mauá

Mauá inicia nesta quinta-feira a 12ª Conferência Municipal de Saúde

Evento reunirá 200 delegadas e delegados eleitos para debater propostas que irão compor o Plano Municipal de Saúde

Depois de meses de preparação, os quais incluíram as realizações de seis pré-conferências regionais com cerca de 550 participantes, a Prefeitura de Mauá promove nesta semana, nos dias 21 e 22 de agosto, a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro, aberto à população, será no Teatro Municipal e marca o retorno ao formato presencial, após a edição de 2021 ter ocorrido virtualmente devido à pandemia de Covid.

Com o tema ‘Saúde pública de qualidade em Mauá: compromisso com o cuidado, a inclusão e o fortalecimento do SUS’, a conferência tem como objetivo discutir e aprovar propostas que irão compor o próximo Plano Municipal de Saúde, documento que guiará as ações da saúde no município pelos próximos quatro anos.

A cerimônia de abertura do evento será na quinta-feira (21), a partir das 18h, com presenças de autoridades municipais, estaduais e federais da área. Na sexta-feira (22), a partir das 9h, 200 delegadas e delegados – eleitos durante as pré-conferências para representar diferentes segmentos – irão debater as sugestões aprovadas nos encontros preparatórios.

As discussões estarão centradas em quatro eixos principais: gestão e financiamento do SUS e parcerias público-privadas; acesso e cuidado, incluindo o enfrentamento de filas e gargalos nas especialidades; participação popular e controle social; e equidade no atendimento, com foco no combate às desigualdades em saúde.

O formato da conferência seguirá o modelo das pré-conferências. Os participantes serão divididos em grupos para identificar desafios e propor soluções para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde). As propostas votadas e aprovadas coletivamente serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde.

Para Kátia Navarro Watanabe, secretária adjunta de Saúde e coordenadora da conferência, o envolvimento dos diversos atores da saúde nas etapas preparatórias foi fundamental para garantir que as demandas reais de cada região fossem levadas em conta. “A mobilização foi importante para fortalecer a conferência principal. Esse trabalho, sem dúvidas, refletirá diretamente nas ações que beneficiarão toda a população”, afirmou ela, que também esteve à frente das pré-conferências.

A secretária de Saúde de Mauá, Eliene de Paula Pinto, destacou a construção coletiva do governo na elaboração de políticas públicas. “O diálogo é o caminho para um SUS fortalecido e mais eficiente, que atenda às necessidades reais da população e dos profissionais da área”, concluiu.

Artigos relacionados

Programa Novos Olhares realiza entregas de óculos para alunos de Mauá

Em 2026, objetivo é ampliar o número de alunos atendidos, para que...

GCM Mauá localiza motocicleta furtada e restitui bem à proprietária

GCM Mauá localiza motocicleta furtada e restitui bem à proprietária G7 Notícias...

Prefeito Marcelo Oliveira recebe Catálogo do Acervo da Pinacoteca de Mauá

Material reúne imagens de centenas de obras de 200 artistas em 234...

Prefeitura de Mauá oferece 300 vagas de emprego para a próxima semana

Interessados devem procurar a Casa do Trabalhador munidos de documentação As festas...