Iniciativa terá início em janeiro de 2026 e beneficiará usuários do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), reduzindo deslocamentos, filas e custos a famílias e cuidadores
A Prefeitura de Mauá anunciou a criação do programa ‘Mais Saúde em Casa’, que a partir de janeiro de 2026 entregará medicamentos e insumos – como fraldas, sondas e kits para curativos e dietas – gratuita e diretamente às residências de pacientes atendidos pelo SAD (Serviço de Atenção Domiciliar).
A iniciativa foi apresentada pelo prefeito Marcelo Oliveira durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (2) para divulgação dos eventos comemorativos pelos 71 anos da cidade, celebrados em 8 de dezembro. Na oportunidade, ele assinou a portaria que instituiu o programa, destacando seu impacto social.
“É muito mais do que uma ação logística. Sempre fiz questão de deixar claro que nosso principal objetivo, desde o início da primeira gestão, é cuidar das pessoas. Trabalhamos para garantir atendimento humanizado e fortalecer a relação entre profissionais, pacientes e famílias. Com o ‘Mais Saúde em Casa’, damos mais um importante passo para melhorar a qualidade de vida de quem depende do serviço domiciliar e de quem dedica sua vida ao cuidado dessas pessoas”, afirmou.
Cerca de 300 pacientes são atendidos pelo SAD, incluindo usuários do POD (Programa de Oxigenoterapia Domiciliar) – que disponibiliza oxigênio a pessoas com doenças respiratórias crônicas. Na configuração atual é necessário enfrentar, mensalmente, filas no SAD para retirar insumos e medicamentos. Para muitas dessas famílias, especialmente quando o responsável cuida de alguém acamado, o deslocamento até a base do serviço representa esforço significativo.
A logística do programa aproveitará a rotina das equipes multiprofissionais do SAD – formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros – que já realizam visitas domiciliares com foco na desospitalização e continuidade do cuidado.
“Vamos reorganizar agendas e rotas de atendimento para ampliar a eficiência do serviço. Com as entregas domiciliares, familiares e cuidadores ganharão tempo, segurança e tranquilidade para se dedicar ao cuidado diário.”, explicou Luana Alves de Oliveira, coordenadora de Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência.
Ela também antecipou a informação de que, nos próximos dias, o SAD receberá a doação de ambulância de pequeno porte para atender baixa complexidade – procedimentos considerados mais simples, menos invasivos e não emergenciais. O veículo, seminovo, será fornecido pela iniciativa privada, o que ajudará a mobilidade da equipe.
Secretária municipal de Saúde, Eliene de Paula Pinto ressaltou que a implementação do programa não trará custos adicionais aos cofres públicos. “Estamos simplesmente reorganizando fluxos e otimizando o trabalho das equipes. O ‘Mais Saúde em Casa’ reforça nossa diretriz de uma gestão mais próxima da população, voltada à humanização e à eficiência da assistência.”











