Nova pasta da Prefeitura atua desde março com formação, debates públicos e acompanhamento de políticas de acessibilidade
Desde março deste ano, quando foi oficialmente constituída, a Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Mauá vem consolidando uma agenda que vai além do discurso. O principal avanço até aqui é a formação de um grupo técnico dedicado a difundir conhecimento, orientar políticas e promover ações práticas com o objetivo de tornar Mauá uma cidade mais humanizada e inclusiva.
“A Secretaria veio para validar ainda mais o trabalho que já era feito um pouco por cada pasta, principalmente pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho. Agora, nosso papel é unir forças de forma intersetorial para colocar pra funcionar aquilo que ainda não funciona e fazer funcionar ainda melhor aquilo que já funciona”, destaca Ingrid Frohlick, secretária-adjunta de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência.
Desde então, a Secretaria vem promovendo uma série de ações — entre elas, encontros com a Guarda Civil Municipal, formações com profissionais da educação e atividades junto a comunidades — promovendo informação, formação e debates sobre direitos, acessibilidade e atendimento inclusivo.
A pasta também atua no acompanhamento da implantação de áreas demarcadas e da oferta de atendimento preferencial para pessoas com deficiência e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em espaços públicos, conforme prevê a legislação vigente.
A proposta é que o tema da inclusão ganhe capilaridade e prática em todas as frentes do serviço público, sendo tratado como política estruturante, e não apenas como ações pontuais ou comemorativas.
Interessados em solicitar palestras, ações de conscientização ou parcerias podem entrar em contato pelo canal oficial da Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (11) 4512-7606.












