Mauá

Mauá oficializa adesão ao Programa Meu Emprego Inclusivo e fortalece políticas para pessoas com deficiência

Município passa a integrar Polo de Empregabilidade Inclusiva, que oferece qualificação, sensibilização de empregadores e acompanhamento especializado para trabalhadores PCD

Na manhã desta quarta-feira (13/08), o prefeito Marcelo Oliveira, assinou oficialmente o convênio com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) para integrar Mauá ao Programa Meu Emprego Inclusivo. Com isso, o município passa a fazer parte de um Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada à inserção e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal.

O prefeito Marcelo Oliveira e o secretário estadual Marcos da Costa formalizaram a parceria em cerimônia no Gabinete do Prefeito, que contou com a presença do secretário de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência, Samuel Enfermeiro, de Ariane Queiroz Sá, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, vereadores, representantes de entidades ligadas à causa PCD e lideranças locais.

“Hoje, já é possível identificar ao menos 1.424 pessoas com deficiência cadastradas na Casa do Trabalhador de Mauá que não conseguem emprego, mesmo com vagas sendo oferecidas semanalmente — número que representa um potencial imediato de atendimento pelo Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no município”, afirmou o prefeito.

O programa adota a metodologia Emprego Apoiado, na qual equipes especializadas acompanham de forma contínua e individualizada trabalhadores com deficiência, apoiando tanto a colocação quanto o desenvolvimento profissional.

“A inclusão profissional é um direito e também uma oportunidade para que o município cresça de forma mais justa e igualitária. O Polo vai ampliar a capacitação, sensibilizar empregadores e garantir acompanhamento aos trabalhadores PCD”, afirmou Marcelo Oliveira.

O acesso das pessoas ao PEI será feito por meio da secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo, com o apoio da secretaria Municipal de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência.

Mauá também assina convênio para adesão ao programa Todas In-Rede

Ainda nesta quarta-feira, e na mesma solenidade, o prefeito Marcelo Oliveira assinou um segundo convênio com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Trata-se do TODAS in-Rede, criado em 2020, que atua em duas frentes: Disponibilização de curso voltado diretamente para mulheres com deficiência, abordando temas como trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; e Capacitação de profissionais que atuam em redes de proteção e atendem mulheres com deficiência que foram ou são vítimas de violência.

“A parceria com o programa TODAS in-Rede reforça o compromisso de Mauá com a inclusão, a proteção e o empoderamento das mulheres com deficiência, somando forças às iniciativas que criamos desde 2021, como o Viva Maria e o SUAMM — que integra serviços de proteção às vítimas, prevenção e combate à violência contra mulheres e seus filhos, seguindo o Protocolo Municipal de Acolhimento e garantindo atendimento adequado em casos de violência física, psicológica, sexual, moral, patrimonial e institucional, conforme a legislação nacional e internacional de Direitos Humanos”, declarou o prefeito.

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, também destacou a importância da iniciativa. “A adesão ao programa TODAS in-Rede é um passo crucial para fortalecer a inclusão social e a autonomia das mulheres com deficiência. Esta parceria reforça o empenho desta gestão em possibilitar a independência financeira e pessoal dessas mulheres, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.”

Desafios e oportunidades locais para as pessoas com deficiência

De acordo com dados da Casa do Trabalhador de Mauá, somente este ano, 110 pessoas com deficiência foram encaminhadas para vagas, mas apenas 6 obtiveram contratação. Nos últimos dois anos, 105 PCDs participaram de cursos de qualificação oferecidos pelo programa municipal Qualifica Mauá.

O cenário reflete desafios apontados pelo IBGE: 63% das pessoas com deficiência com 25 anos ou mais não completaram o ensino fundamental, e apenas 7,4% concluíram o ensino superior — índice muito abaixo da média nacional para pessoas sem deficiência (19,5%). Além disso, barreiras como exigências específicas das empresas, restrições quanto ao tipo de deficiência aceito nas vagas e a possibilidade de suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) dificultam a inserção no mercado.

Impacto esperado

Com a chegada do Polo de Empregabilidade Inclusiva, Mauá fortalece uma agenda já iniciada com a criação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência e a implementação de políticas públicas voltadas ao setor. A expectativa é ampliar o acesso a oportunidades, promover autonomia e valorizar as pessoas com deficiência, aliando qualificação profissional, conscientização de empregadores e suporte técnico especializado.

“Esse é um passo importante para mudar realidades e quebrar barreiras. Queremos que as pessoas com deficiência sejam reconhecidas por seu potencial e tenham condições reais de se desenvolver profissionalmente. O empregador precisa saber, acima de tudo, que está contratando o profissional e não a deficiência. Além disso, é preciso ver as adaptações de acessibilidade como gastos, pois sempre serão investimentos”, destacou Marcos da Costa, secretário estadual da SEDPcD.

Artigos relacionados

Roleta de Degustação incentiva hábitos saudáveis entre alunos de Mauá

Aula divertida na escola Maria Wanny Soares Cruz contou com a participação...

Prefeito Marcelo Oliveira participa de encontro na Vila Independência após demanda apresentada no PPA

Encontro reuniu dezenas de moradores e debateu criação de área de lazer...

Bridgestone inaugura centro de distribuição em Mauá com presença do prefeito Marcelo Oliveira

Novo espaço reforça expansão da marca e consolida momento de crescimento econômico...

Amab celebra 15 anos de história e parceria de sucesso com a Prefeitura de Mauá

Evento lotou o Ginásio Celso Daniel neste domingo (10) O Dia dos...