Dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo
Entre junho e julho deste ano, Mauá registrou queda expressiva nos furtos e roubos de fios de cobre e similares, passando de 1.421 metros para 473 metros subtraídos — uma redução de 66,7%, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).
O resultado ocorre após o início, em julho, da operação de intensificação da fiscalização em comércios de sucata, com ênfase nos estabelecimentos irregulares e em horários noturnos e de madrugada. A ação contou com a participação da Prefeitura de Mauá, por meio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e apoio do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), órgão responsável pela verificação de instrumentos de medição, certificação de qualidade e fiscalização do comércio, ampliando o combate à receptação desses materiais.
Além da fiscalização, foi reforçado o patrulhamento estratégico de prevenção, planejado com base em dados de inteligência, dificultando a ação criminosa e protegendo a infraestrutura urbana.
“Esse resultado mostra que quando as forças de segurança atuam juntas, com inteligência e fiscalização firme, o crime perde espaço. Seguimos fortalecendo as ações integradas, a pedido do prefeito Marcelo Oliveira, para proteger a cidade e evitar prejuízos à população”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Matheus Ferreira.
Com a continuidade das operações e do trabalho conjunto entre as forças policiais e órgãos de fiscalização, Mauá mantém o compromisso de reduzir índices criminais e preservar a qualidade dos serviços públicos essenciais.