Escola Municipal Cora Coralina foi palco de seis curtas-metragens produzidos por cineastas da cidade
A 1ª Semana Municipal da Juventude de Mauá foi encerrada nesta terça-feira (02/09) com a Mostra Jovem de Cinema, realizada na Escola Municipal Cora Coralina, no Jardim Bom Recanto. O evento reuniu cerca de 190 estudantes.
Foram duas sessões voltadas a turmas do 6º ao 9º ano, com alunos de 8 a 14 anos. Os jovens assistiram a seis produções locais entre curtas-metragens e documentários, que abordaram temas como juventude, diversidade, periferia, cultura urbana, identidade e direitos humanos. Após as exibições, houve rodas de conversa entre estudantes e realizadores, incentivando a reflexão crítica, a troca de ideias e o debate sobre assuntos relevantes da atualidade.
Entre os filmes exibidos estiveram “A Batalha das Pistas”, da Sommar Produções; “Criança Viva”, da MDR – Moleque de Rua Filmes; e “Caixa de Fósforo”, de Gica Duarte, entre outros.
“As produções retrataram a realidade de Mauá, com personagens do nosso cotidiano. Um excelente exemplo do potencial dos nossos jovens para perceber a cidade e a vida. A Semana da Juventude reuniu milhares de jovens em suas atividades e será a primeira de muitas edições que vão despertar talentos e vocações”, destacou o secretário de Relações Institucionais, Edilson de Paula.
As produções valorizaram memórias e identidades locais, funcionando como registros estéticos e manifestos sobre pertencimento, cultura e resistência.