Últimas notícias

Mulheres já podem se inscrever para curso gratuito de defesa pessoal; projeto também oferece acolhimento emocional, físico e jurídico


”Defenda-se” é uma iniciativa do Instituto Pró-Vítima em parceria com o Instituto “Paulo Kobayashi”; aulas de luta e de alongamento, sessão de fisioterapia e terapia clínica estarão no escopo do projeto

Já estão abertas as inscrições para o “Defenda-se” – projeto que ensina defesa pessoal para mulheres. Totalmente gratuito, o curso terá início em 5/5. Iniciativa do Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral às Vítimas (Pró-Vítima) em parceria com o Instituto “Paulo Kobayashi”, o programa também tem o objetivo de ampliar o conhecimento do público feminino quanto aos seus direitos e o enfrentamento às diversas formas de violência. Além das aulas de luta, o projeto também oferece acolhimento emocional, físico e jurídico.

As interessadas em participar do “Defenda-se” devem preencher um formulário on-line, disponível no link
https://provitima.org/defenda-se/, até 2/5. As vagas disponíveis (um total de 40, por turma) darão direito à avaliação física e fisioterapêutica, atendimento psicológico, aconselhamento jurídico, treino de defesa pessoal e alongamento. As candidatas devem ser maior de idade e morar no estado de São Paulo.

Todas as atividades do programa serão realizadas no 2º andar do Centro Educacional “Dom Orione” (rua Treze de Maio, 478 – Bela Vista). O curso de defesa pessoal terá início no próximo dia 5. As aulas serão ministradas de graça, sempre às segundas e às quintas-feiras, das 19h às 19h45. Já quem quiser aprender lutas, como jiu-jítsu, karatê e taekwondo, haverá aulas também a partir de 5/5, às segundas e às quintas, das 19h45 às 20h30. Sessões de alongamento começam em 6/5, e vão acontecer todas às terças-feiras, das 18h30 às 19h30.

A sessões de fisioterapia vão trabalhar força muscular, postura e estética, incluindo disfunções bucomaxilofaciais. A acupuntura será, inclusive, utilizada como método terapêutico em algumas interações. As avaliações das interessadas acontecem entre 20/5 e 20/6, das 18h30 às 21h, no “Dom Orione”, mediante agendamento prévio on-line.

O atendimento psicológico do “Defenda-se” será oferecido às segundas, às terças e às quintas-feiras, das 17h30 às 20h30, também a partir de 5/5. Os aconselhamentos jurídicos ocorrerão das 17h às 21h, ou mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, conforme disponibilidade.

De acordo com a presidente do Pró-Vítima, a promotora de Justiça (MP-SP) Celeste Leite dos Santos, o programa foi pensado para acolher mulheres de todas as idades, a partir dos 18 anos, vítimas ou não de violência doméstica ou da criminalidade, de desastres ou de situação de vulnerabilidade, via ensinamentos sobre defesa, prevenção, apoio e desvitimização – e tudo isso num espaço seguro e inclusivo:

“Nosso objetivo com o ‘Defenda-se’ é despertar a consciência nas mulheres quanto a situações de agressão em diversos ambientes, por meio de atendimentos especializados, além de capacitá-las contra ataques, violência doméstica e outros tipos de situações de risco”.

Oficinas e Seminário Jurídico
O “Defenda-se” ainda vai abarcar uma oficina virtual de conscientização dos direitos das mulheres. As atividades estão agendas para 5/6, das 9h às 14h. Interessadas devem se inscrever pela Internet. As vagas são limitadas para 200 pessoas.

Dentro do projeto, também será realizado o Seminário Jurídico “Direito das Vítimas: A Importância do Estatuto da Vítima na Defesa dos Direitos das Mulheres”. O encontro está agendado para os dias 13/8 e 14/8, das 9 às 13h, com emissão de certificado de participação.

Dúvidas ou mais detalhes sobre todas as atividades do “Defenda-se” podem ser consultadas via os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Moradias oferecidas pelo Estado no centro de SP podem acomodar todas as famílias do moinho

As que preferirem outras regiões podem escolher entre os 499 imóveis disponíveis...

Quarta parcela do IPVA 2025 dos veículos com placas finais 6, 7 e 8 vencem em 22 de abril

Pagamento referente aos veículos com placas 6 e 7 poderá ser efetuado...

Corpo de Bombeiros resgata banhistas de afogamento em praia no Guarujá

  Ação contou com a ajuda do helicóptero Águia da PM Um...

Polícia Civil apreende quase 300 munições e acessórios bélicos na zona norte de São Paulo

  Perícia analisa impressões digitais para identificação e localização dos donos do...