São Caetano

No Bairro Cerâmica, EcoTroca ultrapassa as 10,5 toneladas de alimentos

No Bairro Cerâmica, EcoTroca ultrapassa as 10,5 toneladas de alimentos não perecíveis entregues a moradores

Moradores de São Caetano participaram na manhã desta quinta-feira (20/6) do 9º EcoTroca de 2024, no Bairro Cerâmica. Em sua 13ª edição, desde o início do projeto (2023), o EcoTroca chegou a 10.519 kg de alimentos não perecíveis entregues a moradores em troca de recicláveis. Só no Bairro Cerâmica foram entregues 985 kg.

O EcoTroca é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade com a Prefeitura e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), que a cada 1 kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador recebe 1 kg de alimento e uma barra de sabão (limitado a 5 kg por morador por entrega). As trocas acontecem sempre das 10h às 12h ou até terminar o estoque.

“Trata-se de um programa que contribui para o combate à insegurança alimentar, para a geração de renda e tem na sustentabilidade seu maior pilar, principalmente pelo aspecto econômico e social. Com certeza, é um programa que melhora a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

Os alimentos são provenientes de doações das redes varejistas e atacadistas, além de outros parceiros, e encaminhados ao Banco de Alimentos. Dessa forma, o EcoTroca proporciona aos cidadãos uma alimentação mais enriquecida e saudável, proporcionando maior segurança nutricional.

A presidente do Fundo Social e primeira-dama, Denise Auricchio, participou da elaboração do programa ao lado do prefeito Auricchio. “O EcoTroca acaba sendo, também, um auxílio econômico ao orçamento familiar, com a entrega de alimentos não perecíveis. Além disso, recebemos produtos recicláveis e óleo de cozinha usado, que é de difícil descarte. É um programa que trata das duas frentes, das mais importantes, e estamos na expectativa de chegarmos a 10 toneladas na próxima edição”, acrescentou Denise Auricchio.

APROVAÇÃO POPULAR
O diferencial do EcoTroca, segundo alguns moradores, é o recebimento de óleo vegetal usado, mais conhecido como óleo de cozinha. É o caso da senhora Ana Maria Cavalcante, 55 anos, moradora do Oswaldo Cruz.

“Participo da entrega de produtos recicláveis, sempre que possível. Assim que tomei conhecimento do programa resolvi aderir e trazer os recicláveis, pois é um complemento para nosso orçamento familiar. Ajuda muito lá em casa”, finalizou dona Ana Maria.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

São Caetano registra queda expressiva nos índices criminais e tem em outubro o segundo mês do ano sem roubo de veículo

São Caetano do Sul encerrou outubro de 2025 sem nenhum registro de...

Famílias inteiras acompanham abertura oficial do Natal na Avenida Presidente Kennedy em São Caetano

Dois dos principais símbolos do Natal, o Papai Noel e a Árvore...

EMEI Cleide Auricchio transforma nascimento de sabiás em vivência inesquecível em São Caetano

A EMEI Cleide Rosa Auricchio, no Bairro Santo Antônio, viveu nas últimas...

GCM de São Caetano detém suspeito por roubo após alerta do Smart Sanca

GCM de São Caetano detém suspeito por roubo após alerta do Smart...