Tucano apresenta estabilidade no desempenho em comparação com levantamento de maio, também da Paraná Pesquisas; em alguns cenários, o ex-prefeito de Santo André-SP supera nomes como o vice-governador paulista, Felício Hamuth (PSD)
Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nessa quarta-feira (9/7) mostra Paulo Serra (PSDB), ex-prefeito de Santo André-SP, com 6,7% na disputa pelo Governo do Estado de São Paulo. O tucano apresentou estabilidade no desempenho em comparação com a análise de maio deste ano (7,1%) e, em alguns cenários, supera numericamente nomes como o vice-governador paulista, Felício Hamuth (PSD).
Presidente da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo, Serra é citado em todos os oito cenários da mais recente pesquisa da Paraná para o comando do Palácio dos Bandeirantes. Com Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) na disputa, o tucano tem de 3,9% a 4,5% da preferência do eleitorado. Em prováveis cenários sem o atual governador – devido a uma possível candidatura à Presidência da República -, o ex-prefeito de Santo André chega a pontuar entre 6% e 6,7%.
Na análise de Serra, o levantamento divulgado nesta semana sinaliza um cenário de estabilidade e que mantém os paulistas conectados a uma pré-candidatura de Centro competitiva, com preparo e histórico de êxito em Administração Pública.
O tucano condiciona parte da lembrança dos eleitores à sua atuação na Prefeitura de Santo André. Prefeito por duas gestões consecutivas (2017/2024), Serra encerrou o último mandado com uma aprovação de 80,1%, segundo análise do próprio Paraná Pesquisas, de dezembro de 2024, e com o sucessor, Gilvan Junior (PSDB), eleito em primeiro turno:
“É uma honra ser reconhecido pelos paulistas. Penso que, boa parte deste resultado tenha relação com a gestão disruptiva que imprimimos em Santo André, com resultados, respeito ao dinheiro público e eficiência nos serviços prestados. Ao meu ver, seguimos nos consolidando como importante opção de Centro”, analisa o tucano.
Metodologia
O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado de forma presencial, com 1.680 eleitores, em 84 municípios do estado de São Paulo, entre 4 e 8 de julho. O grau de confiança da análise é de 95%, com margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Real Time
A última análise do Instituto Real Time Big Data, de maio de 2025, também trouxe Serra em boa posição na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Em alguns cenários, o tucano chega a pontuar 13%. Nesse mesmo levantamento, o presidente estadual do PSDB de São Paulo ainda é lembrado pelo eleitorado paulista na corrida pelo Senado Federal, alcançado 4% das intenções de voto.
Preparo
Especialista em Gestão Governamental e em Políticas Públicas, pela Escola Paulista de Direito, Paulo Serra cursou Economia, na Universidade de São Paulo (USP), e é graduado em Direito, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
É professor universitário e, neste ano, obteve certificação da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, em Financiamento de Infraestrutura, Regulação e Gestão de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
Antes de ser eleito e reeleito prefeito de Santo André, Serra foi vereador por dois mandatos e secretário municipal.
Já à frente do Executivo andreense, presidiu por três gestões o Consórcio Intermunicipal Grande ABC – entidade pública formada pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo-SP, São Caetano do Sul-SP, Diadema-SP, Mauá-SP, Ribeirão Pires-SP e Rio Grande da Serra-SP.