Ribeirão Pires

Novas colmeias de abelhas nativas são entregues a três escolas de Ribeirão Pires

Unidades contempladas se destacaram com arrecadação de tampinhas de garrafa pet durante o Festival Estudantil do Futuro

Concluindo mais uma etapa do Festival Estudantil do Futuro 2024, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Educação em conjunto com Clima, Meio Ambiente e Habitação, instalou, na manhã desta sexta-feira (7), mais três colmeias de abelhas nativas que integrarão o Circuito das Abelhas da Mata na cidade. A iniciativa visa promover a conscientização ambiental entre os alunos das escolas participantes, incentivando práticas sustentáveis.

As escolas contempladas foram o Colégio Toth, Escola Municipal Sebastião Vayego de Carvalho e Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm II, que se destacaram ao coletar, juntas, 194 quilos tampinhas durante o Festival Estudantil do Futuro, que aconteceu no último ano. Esses materiais foram utilizados como moeda de troca para as colmeias, fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar e a preservação do meio ambiente.

Durante a coleta ambiental do Festival Estudantil do Futuro, escolas municipais e particulares arrecadaram 428,2 quilos de tampinhas. Com a venda do material para reciclagem, instituições que colhem animais de rua ou vítimas de maus-tratos compram ração.

A entrega das colmeias foi possível graças à parceria entre as secretarias de Educação e de Clima, Meio Ambiente e Habitação do município, que uniram esforços para proporcionar aos alunos ambiente de aprendizado mais rico e sustentável. Com a entrega das colmeias das espécies Mirim-Guaçú, Jataí e Manduri, o Circuito das Abelhas de Ribeirão Pires já conta com 29 colmeias distribuídas estrategicamente pela cidade. As abelhas não têm ferrão.

Sem esconder a curiosidade, a pequena Valentina Gonçalves Del Santo, aluna do Jardim I da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, aproveitou o momento de descoberta. “Não dá medo de ficar perto da colmeia porque elas não picam, não tem ferrão. São tão pequenininhas e produzem mel, eu amo mel”, comentou.

Helaine Costa de Santi, diretora da unidade escolar, explicou como a colmeia será inserida no contexto pedagógico dos alunos. “Temos mais de 300 alunos com idades entre 4 a 6 anos. Além de abordar sobre o projeto Abelhas da Mata com a rede – incluindo pais e responsáveis – pretendemos desenvolver atividades direcionadas ao cuidado do jardim em que a colmeia está inserida”, disse.

2

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Prefeitura de Ribeirão Pires interdita Comunidade Terapêutica por irregularidades na Quarta Divisão

Durante operação integrada em estabelecimentos da cidade, equipes de fiscalização identificaram más...

Bom Prato Móvel de Ribeirão Pires terá cardápio especial de Páscoa nesta quinta-feira (17)

Não haverá atendimento na sexta e segunda-feira, dias 18 e 21 de...

Edição especial do “Patins na Tenda” será no Parque Oriental nesta quarta-feira (16)

Evento gratuito muda de endereço e promete noite animada sobre rodas com...

Centro de Referência do Idoso promove passeios e atividades recreativas em abril

Moradores atendidos pelo CRI viajarão para Salto de Itu O Centro de...