Integração das forças policias garante a proteção da população e ações conjuntas reforçam compromisso da gestão em garantir ao morador da cidade a percepção de segurança
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo registraram, entre janeiro e maio de 2025, queda de 15,01% nos roubos de veículos em São Bernardo e queda de 14,97% no roubo de outros objetos pessoais. A cidade do ABC paulista ficou à frente de São Paulo que registrou queda de 12,02% no roubo de veículos e 13,79% no roubo de outros objetos. A comparação é com o mesmo período do ano passado.
“Contra números não há questionamentos. Desde o primeiro dia da gestão garanti à população da cidade que cuidaríamos da segurança pública e assim estamos fazendo. A volta da integração entre as forças policiais está garantindo a queda de índices criminais históricos na cidade”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
Exemplo de assertividade das ações em conjunto no município foi a prisão, pela Polícia Militar, de uma mulher que conduzia uma motoneta Honda/Lead que havia sido roubada em 2024 na capital paulista em julho. A ocorrência aconteceu na Avenida Helvétia, no bairro Suísso. A mulher foi conduzida ao 2º DP de São Bernardo, ficando à disposição da justiça.
“Essa é apenas uma das ocorrências, de tantas outras, que demonstram a efetividade das ações das forças policiais em nossa cidade. Essa queda de roubos em São Bernardo é fruto de trabalho em conjunto”, acrescentou Major Topalian, Secretário de Segurança do município.
OPERAÇÕES CONJUNTAS – A Operação Força Total faz parte de diversas ações conjuntas entre a Prefeitura e as forças de segurança. Desde fevereiro deste ano, essas ações integradas da GCM, Polícia Militar e Polícia Civil têm como foco a intensificação do policiamento preventivo em diversas regiões de São Bernardo, ampliando a presença das forças de segurança nas ruas e garantindo mais tranquilidade para os cidadãos.
Desde o início do ano, GCM e PM participam de operações compartilhadas, como o Segurança Direto ao Ponto, medida que visa monitorar as principais vias da cidade nos períodos de maior concentração de pessoas nos pontos de ônibus, em busca do aumento da sensação de segurança da população que usa o transporte público.