Últimas notícias

OBA e OBAFOG 2025 premiam estudantes e destaca participação das escolas públicas


Mais de 1,5 milhão de estudantes participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e mais de 300 mil da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) em 2025. Juntas, as olimpíadas distribuíram mais de 116 mil medalhas em todo o país, com destaque para o desempenho de alunos da rede pública.

OBA 2025

A edição de 2025 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) distribuiu mais de 90 mil medalhas. Ao todo foram 32.422 medalhas de ouro, 31.597 de prata e 26.841 de bronze.

Além disso, 51.565 medalhas foram distribuídas para alunos de escolas públicas. Aproximadamente 56,8% dos medalhistas da OBA 2025 são de instituições de ensino público.

A OBA é aplicada em prova única e dividida em 4 níveis. O nível 1 é voltado para estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental. O nível 2 é do 4º ao 5º ano. O nível 3, do 6º ao 9º ano.  Já o nível 4, é destinado ao ensino médio. O exame presencial aconteceu no dia 17 de maio. A prova possui dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica.

Olimpíadas internacionais

Além disso, os melhores classificados no nível 4 são convidados para participar de seletivas que escolhem os alunos que vão representar o país nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

OBAFOG 2025

A OBAFOG também teve resultados expressivos. Em 2025, mais de 300 mil estudantes participaram da olimpíada e, ao todo, 26.188 receberam medalhas. Foram 10.441 ouros, 10.312 pratas e 5.435 de bronze.

As escolas públicas conquistaram 15.570 medalhas na OBAFOG 2025. A ciência brilhou nas salas de aula da rede pública com aproximadamente, 60,2% dos medalhistas da OBAFOG sendo de instituições públicas.

A OBAFOG é dividida em 6 níveis. No nível 1, participam estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental e fazem foguetes de canudo com ar comprimido. No nível 2, são alunos do 4º ao 5º ano e fazem foguetes de papel com ar comprimido. Já no nível 3, do 6º ao 9º ano, são foguetes de garrafa PET movidos com água e ar comprimido.

No nível 4, jovens do ensino médio, fazem foguetes com vinagre e bicarbonato de sódio. O nível 5, com alunos do ensino médio e superior, são os foguetes de propulsão sólida. E no nível 6 é a Categoria Manual do Mundo, composto de foguetes multiestágios feitos de garrafa PET.

Jornada de Foguetes

Os melhores colocados dos níveis 3 ao 6 ainda são convidados para participar das Jornadas de Foguetes, que acontecem na cidade de Barra do Piraí (RJ). A programação conta com palestras e oficinas práticas sobre astronáutica, astronomia e ciências afins com astrônomos e especialistas, observação das constelações, apresentação de alunos e lançamento de foguetes numa pista de pouso. Além disso, os participantes lançam seus foguetes e podem receber medalhas e troféus.

Proposta e vagas em universidades

De acordo com o Prof. Dr. João Canalle, coordenador das duas olimpíadas, a OBA e a OBAFOG tornam o aprendizado empolgante e disseminam o ensino da astronomia, astronáutica e ciência afins de forma gratuita. “Além disso, todo ano as olimpíadas científicas abrem portas para o ensino universitário. Há instituições de ensino superior que estão disponibilizando vagas e bolsas para medalhistas olímpicos que estão concluindo o ensino médio.”

 – Por exemplo, o Centro Universitário Facens, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), entre outras instituições de ensino – explica.

Organizadores da OBA

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com os Deputados Federais Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, Ismael Alexandrino, Senador astronauta Marcos Pontes, Centro Universitário Facens, BTG Pactual, Bizu Space, UERJ, Força Aérea Brasileira e Agência Espacial Brasileira.

A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

 POLÍCIA MILITAR SURPREENDE HOMEM COM CARRO ROUBADO EM DIADEMA

 POLÍCIA MILITAR SURPREENDE HOMEM COM CARRO ROUBADO EM DIADEMA G7 Notícias 08...

Polícia Militar recupera motocicleta roubada e detém criminosos na Zona Sul de SP

Polícia Militar atendeu a uma ocorrência de atitude suspeita na rua Gonçalves...

Motorista é preso em Palmital com quase duas toneladas de maconha em carga de madeira

  Ação foi realizada em conjunto entre a PM Rodoviária e a...

VLI vence o Prêmio GRI Infra Awards 2025 em duas categorias

  A companhia foi finalista com seis projetos nesta premiação, que reconhece...