São Caetano

Obras do piscinão no Bairro Fundação avançam com escavação e construção da viga de coroamento

A construção do piscinão do Bairro Fundação por parte da Prefeitura de São Caetano do Sul avança conforme o cronograma estabelecido, dando continuidade à fase de escavação e construção de vigas de coroamento, que têm papel fundamental na estabilidade e durabilidade do projeto.

Com capacidade para armazenar 18.430 metros cúbicos de água em uma área de 3.765,36 metros quadrados, o reservatório funcionará como uma estação elevatória de águas pluviais, armazenando o volume excedente durante períodos de chuva intensa e escoando-o posteriormente de forma controlada. Localizado na Rua Ceará, tem como objetivo principal mitigar os problemas de enchentes no bairro e proporcionar melhorias para a comunidade local.

Atualmente, as equipes estão realizando o arrasamento da porção superior das lamelas, que é o processo de nivelamento e remoção do excesso de concreto das lamelas (estruturas verticais usadas para contenção do solo em escavações profundas), além da armação, a forma da viga de coroamento e escavação do local. Essas atividades correspondem às etapas iniciais do projeto, que consiste na construção das paredes diafragma e sua estabilização.

O projeto prevê, em suas fases subsequentes, a instalação de tirantes para garantir a estabilidade das paredes do reservatório, execução dos blocos de fundação, construção da laje de fundo com sistemas de drenagem, instalação de pilares e dispositivos para entrada e saída de água, colocação de vigas de apoio e preparação para o recebimento das lajes superiores. As etapas finais contemplam o fechamento superior do reservatório e a reconstrução do campo de futebol.

A entrega do piscinão está prevista para 2026, quando o campo de futebol será totalmente reconstruído e reintegrado ao espaço comunitário, proporcionando uma área revitalizada para práticas esportivas e convivência social.

O ReFundação é o maior pacote de obras contra enchentes da história de São Caetano, é gerido pelo Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Básico de São Caetano do Sul) e com recursos da CAF, o Banco de Fomento da América Latina. O investimento total é de R$ 173,4 milhões.

O programa contempla ainda a ampliação das galerias pluviais em aproximadamente 13 quilômetros de vias, mais 8 quilômetros entre substituição e implantação de esgoto, o alteamento do muro ao longo de 4,8 quilômetros na extensão de São Caetano, para nivelamento com o muro da capital paulista, na Avenida dos Estados. Além da requalificação do Terminal Rodoviário Nicolau Delic e de toda a sua área.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Forte adesão da tropa leva GCM de São Caetano a prorrogar Campanha Sangue Azul Marinho

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul segue firme...

São Caetano realiza procedimento obstétrico inédito na rede municipal

Pela primeira vez na rede de Saúde de São Caetano do Sul...

São Caetano lança Projeto Avança Empresas com foco em crédito e inovação para empreendedores locais

São Caetano lança Projeto Avança Empresas com foco em crédito e inovação...

Responsabilidade fiscal em São Caetano: contenção de despesas supera a meta definida em janeiro

Responsabilidade fiscal em São Caetano: contenção de despesas supera a meta definida...