São Bernardo

Obras do Viaduto Estaiado Robert Kennedy-Piraporinha avançam e entram na fase final de execução

Com 90% da estrutura concluída, intervenção é uma das mais importantes para a mobilidade urbana de São Bernardo; entrega está prevista para o segundo semestre deste ano

 A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, avança na execução de uma das maiores obras de mobilidade urbana em andamento na cidade: o Viaduto Estaiado Robert Kennedy-Piraporinha. Com 90% das obras concluídas, a intervenção caminha para sua etapa derradeira, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025, incluindo os acessos e acabamentos finais.

Com investimento de aproximadamente R$ 200 milhões, viabilizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o projeto representa um marco na modernização da infraestrutura viária do município. A superestrutura do viaduto, composta pelo tabuleiro e o conjunto de estais (cabos externos) que sustentam a obra, passou por um progresso significativo desde o início da atual gestão, em janeiro.

Até o fim de dezembro de 2024, cerca de 30% das obras físicas do viaduto haviam sido executadas. Naquela fase, estavam finalizadas somente as aduelas de partida, com os carros de avanço posicionados para a sequência da obra. A partir de janeiro de 2025, a execução ganhou novo ritmo, com ciclos de 20 dias para construção de cada aduela, tanto no apoio 01 quanto no apoio 02. Atualmente, a Prefeitura trabalha na aduela 08, a penúltima da estrutura, além de concluir serviços nos mastros.

Conforme o cronograma executivo, com o avanço das intervenções, a finalização da estrutura principal está prevista para agosto deste ano. A conclusão do projeto como um todo, incluindo os acessos, paisagismo e acabamentos, ocorrerá nos próximos meses, coincidindo com a finalização de trechos da Marginal do Ribeirão dos Couros, que será diretamente conectada ao novo eixo viário.

O prefeito Marcelo Lima destacou o impacto transformador do viaduto para a cidade. “Esse equipamento vai mudar profundamente a mobilidade da nossa região, especialmente para quem circula entre os bairros Planalto, Jordanópolis, Paulicéia e Taboão. Estamos trabalhando com responsabilidade, técnica e planejamento, e é gratificante ver uma obra deste porte ganhando forma e já sendo percebida pela população”, afirmou.

ESTRUTURA – A estrutura contempla dois viadutos estaiados e dois convencionais, totalizando 600 metros de extensão, sobre a Avenida Piraporinha. A expectativa é que o novo eixo viário receba cerca de 20 mil viagens diárias, aliviando o tráfego intenso na interligação entre a Avenida Robert Kennedy e a Avenida Piraporinha. O projeto ainda permitirá a conexão direta com o futuro Corredor Marginal Ribeirão dos Couros, atualmente em construção, criando uma nova rota entre a região do Corredor ABD e a zona sul da cidade.

O secretário de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo, Francisco Carone, enfatizou o caráter técnico e estratégico da obra. “Estamos falando de uma estrutura complexa, de padrão internacional, que atende uma demanda histórica da cidade. O modelo estaiado não apenas valoriza o cenário urbano, mas garante robustez e eficiência para suportar o alto volume de veículos. Todo o cronograma está sendo cumprido com rigor e qualidade técnica”, explicou.

OBRAS DE MOBILIDADE – Além do Viaduto Estaiado da Robert Kennedy, a Prefeitura projeta outras importantes intervenções viárias para os próximos anos, visando a melhoria da mobilidade urbana. Entre elas estão:

* Dois novos viadutos na Rodovia Anchieta, nas alturas dos km 15 e km 18, ambos em fase de projeto executivo, voltados a melhorar o acesso entre bairros e facilitar a fluidez de tráfego entre São Bernardo e cidades vizinhas.

* O Viaduto Estaiado do Paço Municipal, com ligação entre a Avenida Lucas Nogueira Garcez e a Avenida Pereira Barreto. A obra já está em fase de apresentação do projeto e terá financiamento do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), com previsão de entrega em até 30 meses após início das obras.

* A completa reconfiguração da rotatória da Avenida José Odorizzi, com nova geometria viária para ampliar a segurança e a fluidez do tráfego naquela região, que é uma das principais ligações com os bairros Alves Dias e Cooperativa.

Além das grandes intervenções, a Prefeitura tem estudado ainda inúmeras saídas para o desenvolvimento do tráfego municipal.

Artigos relacionados

Alunos do Conecta São Bernardo são contemplados com certificado do curso de inglês

Evento no Teatro Cacilda Becker marca o encerramento da segunda fase do...

Vistoria final na Ponte Estaiada de São Bernardo coloca contagem regressiva para inauguração

Estrutura será entregue pela gestão Marcelo Lima no próximo sábado, dia 20...

Novo centro de infusão qualifica atendimento no Hospital de Câncer de São Bernardo

Espaço, implementado com recursos próprios, ao lado do pronto-atendimento da unidade, tem...

Procon de São Bernardo faz força-tarefa até dia 23 para atender consumidores prejudicados por falta de energia

O Procon de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, força-tarefa...