Na tarde da última sexta-feira (12/9), os detalhes técnicos para o andamento destas obras foram discutidos em reunião entre representantes da Seohab (Secretaria de Obras e Habitação) e da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), junto à empresa responsável pelo projeto executivo. Entre os próximos passos, está a demolição do arco localizado na Rua 24 horas.
Quem passa pelo terminal, já nota as mudanças trazidas pelas obras em andamento. Em pouco mais de três meses depois da assinatura da ordem de serviço e do cumprimento das etapas burocráticas, a execução mais visível é a da passagem de nível, que conecta o Centro ao Bairro Fundação. No local, as antigas calçadas e algumas estruturas já foram demolidas.
As noites, enquanto o terminal não funciona, equipes realizam o tratamento das estruturas, como pilares e vigas. “O processo envolve limpeza, lixamento, reparo de trincas e nivelamento de superfícies para que tudo esteja pronto para receber a pintura. A opção pelo horário noturno busca, justamente, evitar transtornos para quem utiliza o espaço durante os períodos de maior fluxo”, explicou o secretário da Seohab, Renato Rocha.
Os trabalhos ocorrem, também, com a demolição dos banheiros localizados na saída do terminal pela Rua Perrella. Com diferentes serviços acontecendo ao mesmo tempo, a expectativa é de que a população comece visualizar as transformações que beneficiarão a todos, em especial aos moradores do Bairro Fundação.
Ao todo, o projeto prevê a construção de uma rampa acessível na passagem de nível entre a Rua Serafim Constantino e a Avenida Conde Francisco Matarazzo, conhecida como Rua 24 Horas, garantindo a travessia sem barreiras tanto no sentido centro quanto no sentido bairro. Além disso, estão programadas a recuperação total das estruturas com o objetivo de melhorar a iluminação e a ventilação natural. O plano contempla, ainda, a requalificação do sistema de drenagem da passagem de nível e de algumas ruas do entorno.
O projeto também inclui a construção do reservatório no Bairro Fundação, com capacidade para armazenar 18 mil metros cúbicos de água. Também a instalação e substituição de redes de água pluviais e de esgoto, em diferentes bairros da cidade. Além do alteamento do muro às margens da Avenida do Estado, para conter o máximo possível o transbordo e a obra, já entregue, do Módulo 1 do Terminal Nicolau Delic.
As obras do Módulo 2 do Terminal Rodoviário (duração prevista de 12 meses), conta com recursos oriundos de financiamento junto à CAF (Corporação Andina de Fomento) com contrapartida da Prefeitura. Tudo isso faz parte do projeto Drenar São Caetano, o caminho certo para as águas da chuva, que integra o Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Básico de São Caetano do Sul).