São Bernardo

Olhares da Billings marca centenário da represa com debate sobre sustentabilidade e preservação ambiental

Evento em São Bernardo reunirá especialistas para discutir desafios e oportunidades do reservatório, no mês em que o manancial completou 100 anos

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, em parceria com a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, promove o evento Olhares da Billings. O encontro, ainda no mês do centenário da represa, comemorado em 27 de março, ocorrerá na próxima segunda-feira (31/3), das 14h às 17h, reunindo especialistas para discutir as diversas dimensões que envolvem o reservatório. O debate abordará tanto o potencial ambiental da represa quanto os desafios para sua preservação e o impacto na qualidade de vida da população.

A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal em reposicionar a agenda ambiental como prioridade e realizar um amplo debate sobre o futuro da Billings. O evento vai concentrar representantes do poder público, ambientalistas e demais setores da sociedade para discutir os múltiplos usos da represa e as estratégias para sua conservação. A participação no Olhares da Billings é gratuita e voltada a todos os interessados em contribuir para a preservação e o futuro sustentável da represa e da cidade.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Ruth Cristina Ramos, destacou a importância desse diálogo para a construção de uma cidade mais sustentável. “Esse evento reflete o compromisso do nosso município com a sustentabilidade. A Billings não é apenas um recurso natural, mas uma área que exige o olhar atento de todos, desde o poder público até os pescadores e ambientalistas. Olhares da Billings é uma oportunidade para abrirmos um canal de diálogo com a sociedade e entender os múltiplos usos e perspectivas em torno da represa”, afirmou.

Entre os palestrantes confirmados estão: José Carlos Barbosa Dias, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de São Bernardo, Vanderlea Rochumback Dias, diretora-presidente da Colônia de Pescadores Z-17, e Virgílio Alcides de Farias, advogado especialista em direito ambiental e assessor jurídico do MDV do ABC.

Além de debater os desafios ambientais da Billings, o evento também servirá como prévia para a apresentação da escola de licenciamento ambiental, um projeto inovador da gestão municipal que visa capacitar profissionais e a população sobre práticas sustentáveis e gestão ambiental.

 

1500x250 (1)

Artigos relacionados

Novo Viaduto Estaiado entre a Av. Lucas Nogueira Garcez e Pereira Barreto é planejado para aliviar trânsito na região do Paço

Projeto da Prefeitura de São Bernardo já está pronto para ser licitado...

Viva SBC retorna com programação especial para a Praça Giovanni Breda

Caminhão do Giro e recreação infantil vão movimentar região do Assunção; na...

Criação de selo estimula inclusão de pessoas com TEA no mercado de trabalho

Em Dia Mundial do Autismo, projeto da gestão Marcelo Lima, aprovado na...

Descentralização de atendimento facilita pedido de isenção tarifária em ônibus intermunicipais

Desde o dia 24 de março, moradores que têm direito ao benefício,...