Últimas notícias

Operação em Defesa do Meio Ambiente autua indivíduo e apreende tarrafas de pesca em São Bernardo


Agentes da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e da Guarda Ambiental ainda encontraram na mata seis pontos de caça; ações serão contínuas nos próximos 60 dias

Ampliando as ações de segurança integrada em São Bernardo, desde a tarde da última sexta-feira (28/3), agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e da Guarda Civil Municipal Ambiental fazem operação conjunta em defesa do Meio Ambiente.

A primeira ação aconteceu na mata no entorno da Represa Billings, que no último dia 27 de março completou 100 anos. O objetivo da atividade é coibir a pesca ilegal, o tráfico de animais silvestres e a extração ilegal de palmito. “Nesta primeira ação em conjunto, nossa equipe que adentrou a mata encontrou seis pontos de caça, que foram desmobilizados, já nossa equipe de barco apreendeu três tarrafas, um estingue e duas facas. Também autuamos um indivíduo por entrar com tarrafa em área Parque Estadual”, declarou o Supervisor Martins da Guarda Ambiental.

A Operação Conjunta em Defesa do Meio Ambiente ficará vigente pelos próximos 60 dias. “Toda a semana, em dia alternados, vamos repetir a ação em pontos diferentes no entorno da Billings, do Parque Estadual Caminho do Mar e também no pós balsa, garantindo a proteção do manancial e coibindo práticas ilegais”, corroborou Amador, Supervisor da Inspetoria de Operações e Patrulhamento Especializado da GCM, a IOPE.

OCORRÊNCIAS – Em 2024, a Guarda Ambiental registrou 21 ocorrências de desmatamento, 7 de extração irregular de palmito, com um indivíduo preso e mais 9 ocorrências com caçadores de animais silvestres. Em 2025, desde janeiro, foram registradas 3 ocorrências de desmatamento, 1 de extração de palmito, além de 3 ocorrências para averiguação de caçadores de animais silvestres.

AÇÕES EM DIVERSAS FRENTES – Desde o início do ano, a GCM trabalha em conjunto com as Polícia Militar e Civil em operações que visam coibir furto e roubo em diferentes regiões de São Bernardo, bem como a proteção dos próprios municipais e o combate à perturbação do sossego. Desde a segunda quinzena já foram 7 operações em conjunto, sendo 5 com a Polícia Militar, 1 com a Polícia Civil e 1 com a PM e Civil.

“O policiamento ostensivo comunitário proporcionado pela Guarda Civil em apoio e integrado às outras forças de segurança Estaduais tem demonstrado eficiência na proteção de todos. A população pode esperar mais ações como essa em nossa cidade nos próximos meses”, finalizou o Major Topalian, Secretário municipal de Segurança.





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Polícia prende criminoso e recupera carga roubada de produtos de limpeza

Policiais militares do 27° BPM/M prenderam um homem suspeito de roubar um...

PM prende traficante e apreende mais de 1.170 porções de drogas no Grajaú, zona sul de São Paulo

A Polícia Militar prendeu um homem por tráfico de drogas na madrugada...

TRÊS MULHERES SÃO PRESAS POR FURTO EM SUPERMERCADO NA ZONA SUL DE SÃO PAULO

Na manhã deste domingo (06), policiais militares do 27º Batalhão de Polícia...

Ribeirão Pires reduz índices criminais em março com queda expressiva em roubos e furto

Municipalidade teve queda de 54,17% no furto de veículos e também reduções...