São Bernardo

Operação especial é montada para Corrida 1º de Maio Run em São Bernardo

Evento esportivo ocorre nesta quinta-feira, reunindo 2.500 participantes, com bloqueios estratégicos, trânsito compartilhado e grande esquema de segurança e mobilidade

Em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho, São Bernardo vai abrigar, nesta quinta-feira (1º/05), a Corrida 1º de Maio Run, com largada marcada para às 7h na região central da cidade. Com percurso de 6 quilômetros, o evento esportivo deve reunir cerca de 2.500 participantes, promovendo saúde, bem-estar e ocupação positiva do espaço público.

A atividade se dará com apoio da Prefeitura. Para garantir a segurança dos atletas e o bom funcionamento da cidade no período da atividade, o município, por meio da Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, preparou uma operação especial de trânsito que envolve bloqueios estratégicos, desvios, compartilhamento de vias e acompanhamento técnico desde a madrugada.

O trecho principal do evento vai da Rua Jurubatuba até a altura da Avenida Isaac Aizemberg, nas imediações do posto da Polícia Militar, com trajeto de ida e volta segmentado por cones e cavaletes. A estrutura de largada e concentração do público será montada na Avenida Newton Monteiro de Andrade, próxima à Kalunga, exigindo o isolamento da via (entre Rua Jurubatuba e Alameda Glória) nos dois sentidos, a partir das 2h da manhã até às 12h.

“A Corrida 1º de Maio Run é mais uma iniciativa de incentivo à prática esportiva e à saúde em São Bernardo. Para isso, organizamos uma operação robusta, sem deixar de garantir a mobilidade da cidade durante todo o evento”, destacou o prefeito Marcelo Lima.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO – A Avenida Newton Monteiro de Andrade ficará interditada na quinta-feira entre a Rua Jurubatuba e Alameda Glória das 2h às 12h. No trecho entre a Alameda Glória e a Avenida Isaac Aizemberg, haverá compartilhamento com o tráfego de veículos com uso de cones, entre 6h e 10h, garantindo que a corrida e o trânsito sigam com segurança.

A descida do bairro da Vila Euclides, um dos pontos de impacto da malha viária local, permanecerá liberada durante todo o evento, com fluxo direcionado à Rua Djalma Dutra, permitindo acesso à Avenida Brigadeiro Faria Lima e à Rua Marechal Deodoro. A própria Brigadeiro Faria Lima também seguirá com tráfego normal durante toda a realização da corrida.

Além disso, corredores como a Rua Dr. Felício Laurito, Príncipe Humberto, Álvaro Guimarães e o Viaduto Mamãe Clory terão ajustes no tráfego, com trechos de uso exclusivo ou compartilhado conforme a dinâmica do evento.

“Com a realização de um importante evento esportivo na cidade, foram mobilizados cerca de 28 agentes, entre operadores de trânsito, GCM (Guarda Civil Municipal) e apoio técnico, além de aproximadamente 500 unidades de sinalização, como cones e cavaletes”, pontuou o secretário municipal de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone.

TRANSPORTE COLETIVO – A operação inclui também articulação com as empresas de transporte coletivo. Os ônibus que passam pela Rua Jurubatuba serão desviados para a Rua Djalma Dutra, com rota estendida pela Av. Brigadeiro Faria Lima. Veículos que utilizam o corredor seguirão em rotas alternativas definidas com as equipes técnicas do sistema de mobilidade urbana.

A estimativa é que o fluxo comece a ser normalizado a partir das 10h, com liberação gradual dos trechos. A previsão é de liberação total até às 12h.

Artigos relacionados

Operação da GCM de São Bernardo prende homem por tráfico de drogas na Vila Esperança

  Com o indivíduo, foram encontradas 323 embalagens de cocaína e 227...

Nova linha de ônibus em São Bernardo atende Jd. Irajá até o Paço e amplia oferta de transporte público

Com trajeto da Rua Tiradentes ao Centro, Linha 02A entra em operação...

Caravana da Saúde no Parque oferta serviços de saúde à população de São Bernardo

Ação na Chácara Silvestre, aberta ao público, promove vacinação, avaliação de saúde...

Ação Pop Rua Jud efetiva mais de 1.000 atendimentos no 1º dia em São Bernardo

Evento, realizado pelo Tribunal Regional Federal, com apoio da Prefeitura, oferece até...