São Bernardo

Operação Força Total tem reforço de efetivo em São Bernardo e inclui Águia e Rota

Nova etapa da ação contará com 2 mil agentes pelos próximos 15 dias, entre GCM, Romu, Polícia Civil e Polícia Militar; desde janeiro, foram realizadas 47 prisões e 142 objetos recuperados

A Prefeitura de São Bernardo deu início nesta quarta-feira (7/5) à segunda etapa da Operação Força Total, ampliando as ações de segurança na cidade. A medida se dá de forma conjunta, em trabalho integrado entre GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Civil e Polícia Militar, mediante reforço no efetivo com a participação da Rota e do patrulhamento aéreo, por meio do helicóptero Águia.

Sob o comando do prefeito Marcelo Lima, a iniciativa ocorrerá por 15 dias ininterruptos, tendo como principal objetivo garantir a ordem pública e a proteção dos moradores da cidade, com foco na prevenção de roubo, furto, na busca por procurados pela justiça, além de rondas ostensivas em pontos estratégicos da cidade.

“Essa é a primeira vez que fazemos a Operação Força Total com essa magnitude. Serão 2 mil policiais nestes 15 dias de ação em São Bernardo. Nossa prioridade é que o morador possa ir e vir sem medo. A união entre as forças policiais é um pedido que fiz no início do ano, pois a Segurança é a prioridade do nosso governo. Agradeço ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, pelo apoio que nos dá nesta nova etapa da operação”, declarou o prefeito Marcelo Lima.

Desde o começo deste ano a GCM, em parceria com outras forças de segurança, realiza operações que visam manter a ordem em diversos pontos do município. Em conjunto com as polícias militar e civil, já foram realizadas 11 operações, enquanto que com a Guarda Ambiental foram efetivadas duas operações contra a caça de animais silvestres e extração ilegal de palmito no entorno da Represa Billings.

Além das operações em conjunto, a GCM faz diariamente a Operação Direto ao Ponto, que monitora as principais vias da cidade e pontos de ônibus com uso exclusivo de 59 câmeras de videomonitoramento. Já a Operação Dorme Bem SBC, por sua vez, acontece aos finais de semana e mira garantir a ordem pública e o sossego dos moradores em seu período de descanso.

“Nesta operação integrada temos a presença de nossas tropas especializadas, como o comando aéreo e a Rota, com o objetivo de intensificar o patrulhamento preventivo e ostensivo, visando a prevenção de crimes contra a sociedade”, pontuou o coronel Carlos Alberto Rodrigues Sanches, comandante do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), responsável pelo Grande ABC.

PRISÕES E OBJETOS RECUPERADOS – De janeiro a abril deste ano, foram registradas 131 ocorrências relacionadas a crimes como furto, roubo e tráfico de drogas, resultando na apreensão de maconha, crack, cocaína e outras substâncias ilícitas e 40 pessoas presas. Foram recuperados nestes primeiros quatro meses do ano 142 objetos, entre celulares, veículos, bicicletas e produtos eletrônicos. Também foram abordados 327 carros, 35 motos, bem como foi efetivado 22 pontos de visibilidade e 2 pontos de bloqueio.

No mesmo período foram registradas 2.778 ocorrências de perturbação do sossego, com mais de 17 mil rondas realizadas e 826 pontos monitorados, além de outras 7 pessoas presas e 31 veículos apreendidos por som alto e 2.810 pessoas dispersadas de bailes e pancadões.

“Os números destes primeiros meses demonstram que as nossas ações e operações em conjunto com outras forças policiais estão sendo assertivas tanto na prevenção de crimes quanto na proteção das vítimas. Nosso objetivo é que a população tenha a sensação real de segurança. E isso só acontece com a polícia e a guarda na rua, agindo”, acrescentou o secretário de Segurança de São Bernardo, Major Topalian.

PROTEÇÃO À MULHER – Em quatro meses, a Guardiã Maria da Penha, especializada da GCM, registrou 621 ocorrências, sendo 577 de apoio à mulher vítima de violência doméstica e 8 por descumprimento de medida protetiva, bem como outros 36 registros de averiguação. Até o início de maio, 12 pessoas foram conduzidas às delegacias de polícia da cidade, ficando à disposição da justiça também por descumprimento de metida protetiva e violência doméstica, sendo um deles procurado também pela justiça.

A Guardiã Maria da Penha acompanha, atualmente, 285 mulheres, oferecendo suporte e proteção contra a violência doméstica, além de atuar na linha de frente na Casa de Passagem, inaugurada em prédio anexo ao Hospital da Mulher.

Artigos relacionados

Em São Bernardo, GCM fecha agosto com 2,8 mil ocorrências e reforça rondas preventivas

Levantamento aponta ações efetivas da corporação com destaque para 756 atendimentos contra...

Com a entrega de 10 novos veículos na Vila São Pedro, São Bernardo chega à marca de 75 ônibus incorporados em 2025

Renovação da frota tem sido realizada desde o início da gestão municipal,...

Prefeita de São Bernardo viaja a Brasília em busca de investimentos para a saúde

Jessica Cormick se reuniu com o ministro Alexandre Padilha visando o incremento...

Atendimento de Saúde bucal de São Bernardo conta com novas e modernas cadeiras odontológicas

Equipamentos qualificam atendimentos nas UBSs e UPAs, possibilitando garantir melhores condições de...