Ex-prefeito de Santo André-SP foi lembrado pelo eleitorado paulista ao lado de nomes como Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), Geraldo Alckmin (PSB) e Erika Hilton (Psol)
Levantamento divulgado nessa sexta-feira (22/8) pelo Instituto Quaest/Genial Investimentos mostra que o ex-prefeito de Santo André-SP Paulo Serra (PSDB) continua cotado para disputar o Governo do Estado de São Paulo. O tucano apresentou estabilidade no desempenho (3%) em comparação com os últimos levantamentos e aparece ao lado de nomes como o atual governador, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e a deputada federal Erika Hilton (Psol).
Presidente da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo, Serra figura entre os únicos cinco políticos que performaram na preferência do eleitorado paulista, segundo a metodologia do Quaest. O tucano supera, inclusive, Luiz Felipe D’Avila (Novo), que foi candidato à Presidência da República em 2022. O cientista político pontua 2% no cenário estimulado para o comando do Palácio dos Bandeirantes. Indecisos somam 7%. Já brancos e nulos, 16%.
No recorte estimulado entre o eleitorado de 16 a 30 anos apurado pelo Quaest, Serra alcança até 5%. Seu desempenho também é notado pelas famílias com renda de até dois salários mínimos. Nesta amostra, o tucano tem 4% da preferência dos paulistas.
Na análise do político, o levantamento divulgado nesta sexta-feira tem ressonância com os últimos estudos divulgados por outros institutos de pesquisa, desde fevereiro, e que apontam para uma estabilidade, seguida de crescimento. Em análises anteriores, Serra chegou a alcançar até 13% das intenções de voto.
Para o tucano, que é professor universitário e, neste ano, obteve certificação da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, em Financiamento de Infraestrutura, Regulação e Gestão de Parcerias Público-Privadas (PPPs), os resultados sinalizam que há espaço para uma opção de Centro na disputa pelo maior estado da América Latina:
“Recebo com muita alegria o reconhecimento de uma parcela importante da população do estado de São Paulo. Fico feliz em ver que existe espaço para debates produtivos na Política, para falar de boas gestões e debater programas que, de fato, transformam para melhor a vida das pessoas. Essa é mais uma prova de que fizemos um bom trabalho à frente da Prefeitura de Santo André, e esse reconhecimento não tem preço. Deixamos um legado que vai além dos limites da cidade e da região do ABCD. Isso prova que governar com responsabilidade, seriedade e foco faz a diferença”, comemora Serra, que também cursou Economia na Universidade de São Paulo (USP) e é graduado em Direito, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo-SP.
Metodologia
O levantamento do Instituto Quaest foi realizado de forma presencial, por meio de aplicação de questionários estruturados, com 1.644 eleitores paulistas, entre 13/8 e 17/8. O grau de confiança da análise é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.