Ribeirão Pires

Pinacoteca Municipal recebe visita de famílias atendidas pelo CAPS Infantil

Crianças e responsáveis participaram de ação cultural promovida pela Prefeitura de Ribeirão Pires

A Pinacoteca Municipal “Guilherme de Carvalho Dias”, em Ribeirão Pires recebeu nesta terça (15) e quarta-feira (16) visita de crianças e adolescentes acompanhadas de seus pais ou responsáveis, usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil), para uma ação de cultura e conexão afetiva.
Mantida pela Prefeitura de Ribeirão Pires, a proposta busca promover o fortalecimento dos vínculos familiares e o desenvolvimento social e emocional das crianças por meio de atividades culturais. Para muitos, a experiência foi única e emocionante. A moradora do Parque das Fontes,Aparecida Alves Botelho, mãe do pequeno Lucas Henrique da Silva Alves, de 8 anos, visitaram a Pinacoteca pela primeira vez e compartilharam a emoção. “Quando ele viu as cores e os quadros, os olhos brilharam. Está sendo muito especial”, disse.

A Secretária de Cultura de Ribeirão Pires, Rosí Ribeiro de Marco, acompanhou a atividade e destacou a importância da integração “A Pinacoteca é um espaço vivo de experiências. Receber as crianças e suas famílias reforça o papel da arte como ferramenta de acolhimento, expressão e transformação”, ressaltou a secretária.

Exposições em cartaz – Além da exposição do Acervo da Pinacoteca, incluindo peças de renomados artistas como Burle Marx e Volpi, o espaço cultural abriga a exposição “Resistência Verde”– Flora e Fauna Urbanas”, da artista Cecília Camargo. A mostra reúne 20 fotografias e 20 hai-kais que convidam o público a refletir sobre a força e a presença resiliente da natureza no ambiente urbano.

Outra exposição é a obra interativa “Fragmentos”, do artista Rafael Ski. A mostra na sala de artes visuais propõe uma experiência sensorial, onde a imagem do visitante se fragmenta em partículas digitais que dançam ao vento até desaparecerem completamente.

Os visitantes também podem conferir a exposição “A Pintura de Silvio Mendes – Dedicação e Amor à Arte”, que destaca a sensibilidade e o olhar afetuoso do artista sobre lugares, memórias e sentimentos. Todas as mostras tem curadoria do artista Dener de Sousa e seguem em cartaz até 2 de agosto.

Artigos relacionados

Aulão de dança movimenta Vila do Doce nesta sexta com muito passinho e flashback

Aulão de dança movimenta Vila do Doce nesta sexta com muito passinho...

Ribeirão Pires reunirá lideranças em encontro estratégico com participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico

Ribeirão Pires reunirá lideranças em encontro estratégico com participação do secretário estadual...

Inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos são prorrogadas até 25 de julho

Inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos são prorrogadas até 25 de...

Rua Acre recebe assentamento de tubos e reassentamento de paralelos

Obra corrige danos causados por rompimento na galeria de águas pluviais no...