Últimas notícias

Prefeito delegado é o primeiro de SP a ter Polícia Municipal legalizada


Logo após decisão do STF quanto às novas atribuições da Guarda Civil no País, Eduardo Boigues, do PL, encaminhou projeto de lei à Câmara; aprovação unânime aconteceu na terça-feira (25/2), fazendo com que Itaquaquecetuba-SP largasse à frente até mesmo da capital paulista

Itaquaquecetuba-SP elevou a categoria da sua Guarda à Polícia Municipal. Com isso, a cidade segue, em tempo recorde, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza os agentes a realizar ações de Segurança Urbana.

Tão logo saiu a deliberação por parte da Alta Corte, o prefeito de Itaquá, Delegado Eduardo Boigues, do PL, encaminhou projeto de lei à Câmara, que, por unanimidade, aprovou a mudança na sessão de terça-feira (25/2). Nessa quarta (26/2), o Diário Oficial (D.O.) do Município publicou a lei complementar 403, sancionada pelo liberal.

A partir de então, os agentes municipais de Itaquá estarão credenciados para o patrulhamento comunitário e blitze, para intervirem diretamente em crimes e para fazerem prisão em flagrante. Sem o resguardo jurídico, a corporação estava restrita à proteção patrimonial e à ronda preventiva – o que muda, agora, com as novas normas do STF.

Boigues é formado em Direito e foi admitido no concurso público para delegado de Polícia do Estado de São Paulo aos 24 anos. Com mais de 20 anos de atuação na área, disputou a eleição para prefeito de Itaquá em 2020 e foi eleito justamente com a bandeira da Segurança Pública e a meta de reduzir os indicadores de criminalidade. No pleito de 2024, o liberal se reelegeu com 92,9% dos votos válidos, maior índice do Brasil entre colégios eleitorais com segundo turno:

“Nossa cidade era conhecida como uma terra sem lei. Investimos pesado na Guarda Civil Municipal (GCM), com equipamentos, nova sede e a reorganização da atuação dos agentes. Agora, avançamos mais um passo; estamos amparados pela lei. Nossos policiais municipais podem atuar de forma ostensiva no combate ao crime em Itaquá”, destaca o delegado.

Boigues tem sido implacável, desde o primeiro mandato, em ações para aumentar a segurança dos cidadãos e combater a criminalidade. Entre as medidas adotadas pela administração nos últimos quatro anos estão a setorização da Segurança com grupos de atuação distinta, como a Guarda Ambiental; o aumento do efetivo de agentes nas ruas; além de reforço com a aquisição de equipamentos, como coletes à prova de balas e fuzis.

Linha dura
O prefeito também escolheu a dedo o comandante da GCM. Reconhecido, a exemplo de Boigues, por ser linha dura contra o crime, o tenente-coronel da Polícia Militar (PM) Anderson Caldeira segue à frente da recém-criada Polícia Municipal de Itaquá.

Ponto final no pancadão
A gestão do liberal também colocou um ponto final na perturbação do sossego da população com o “Tempestade” – um caminhão blindado da GCM que auxilia na dispersão de bailes funk e de pancadões nas ruas, ao lançar jatos d’água a longas distâncias.

Pioneirismo
Com a aprovação e a sanção da lei da Polícia Municipal, Itaquá sai à frente de municípios como Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santos e até da capital paulista. Nesta última, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou que ainda deve enviar projeto de lei à Câmara, para ajustar a atuação de sua Guarda Civil Metropolitana (GCM).





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Polícia Civil cumpre 9 mandados de prisão em operação contra facção criminosa em SP

  Alvos são suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro...

Quadrilha que fraudou R$ 25 milhões de banco é alvo de operação da PM com o Gaeco em SP

A Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao...

PM começa a distribuir novos coletes balísticos com investimento de R$ 33 milhões

A Polícia Militar começou nesta terça-feira (15) a distribuir novos coletes balísticos...

Integrantes de quadrilha responsável por roubos de joias são presos na capital

  Segundo o Deic, o trio cometeu ao menos dez crimes em...