Diadema

Prefeito Taka Yamauchi reúne vereadores e secretários para discutir Projeto de Lei do Refis e ações municipais

Programa de parcelamento de dívidas terá regras mais vantajosas ao contribuinte; prefeito destaca importância da medida para o equilíbrio fiscal da cidade

Na manhã desta terça-feira (20/05), o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, reuniu vereadores do grupo G16, secretários e a procuradoria geral do município para discutir pautas importantes da cidade, com destaque para o Refis – programa de refinanciamento de dívidas tributárias, atualmente em tramitação na Câmara Municipal.

Durante a reunião, o secretário de Finanças, José Luiz Gavinelli, destacou a necessidade de ampliar a arrecadação do município, diante das dívidas acumuladas, que impactam diretamente o fluxo de caixa da Prefeitura. “O Refis é uma ferramenta fundamental para garantir recursos essenciais para manter os serviços públicos funcionando”, afirmou Gavinelli.

Aprimoramentos na proposta do Refis 2025

O programa prevê a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes, com desconto de 100% em juros e multa em até 3 vezes, 90% de desconto de 4 a 6 parcelas e de 80% de desconto de 7 a 12 parcelas.
Os honorários advocatícios serão calculados sobre o montante com desconto oferecido pelo Refis e parcelados no mesmo número de parcelas do débito principal. O objetivo é tornar o Refis mais acessível para os munícipes e evitar que as cobranças se tornem um obstáculo à adesão ao programa.

O procurador-geral do município, dr. Carlos Pegoretti, destacou que “O projeto é um ato de coragem do Prefeito, pois busca, além da concessão de descontos aos munícipes, também a gestão inteligente e permanente da dívida ativa, que há não era inscrita há anos como manda a lei, e que agora passará a ser competência da Procuradoria Municipal”.

Outra novidade é a possibilidade de uma segunda chance. Caso o contribuinte entre no programa, mas não consiga manter os pagamentos, ele poderá aderir novamente ao Refis – uma única vez. Antes, quem descumpria o acordo não podia mais retornar ao programa.

O prefeito Taka Yamauchi também esclareceu uma dúvida de securitização da dívida municipal. “Nossa preocupação é com o bem-estar das pessoas. Quando bancos assumem dívidas, por serem instituições financeiras, podem não ter o mesmo olhar sensível e social que a administração pública tem com os cidadãos”, afirmou.

Limpeza urbana e novos projetos de zeladoria

Além das discussões sobre o Refis, o prefeito Taka Yamauchi também ressaltou os esforços contínuos da administração no combate ao descarte irregular de resíduos em Diadema. Desde janeiro, mais de 450 toneladas de entulho e lixo foram recolhidas na cidade, sendo mais de 200 toneladas somente na ação intensiva realizada no último sábado (17/05).

Taka reforçou o papel fundamental da população na manutenção da cidade limpa, incentivando o uso adequado dos ecopontos distribuídos pelos bairros. “Manter Diadema limpa é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a comunidade”, afirmou.

Durante a reunião, o prefeito também adiantou que estão em estudo novas iniciativas e possíveis projetos de lei voltados à zeladoria urbana e ao cuidado com a população, com o objetivo de promover mais qualidade de vida e bem-estar para todos os moradores.



Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Diadema zera a fila de espera por vaga em creche e amplia o acesso à Educação Infantil

Programa Creche 100% avança com chamamento público, horários estendidos e adequação de...

Sistema Fast Track estará em toda rede 24 horas de Diadema

Novo fluxo de pacientes, que teve início na UPA Centro, vai diminuir...

Próximo fim de semana terá 1º Festival Oriental em Diadema

Dias 1 e 2 de novembro, o Rua da Gente será espaço...

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema...