Mauá

Prefeitura convida representantes dos segmentos culturais a participarem da construção de políticas públicas do setor

Serão três oitivas, entre 23 e 25 de junho, para que possam ser apresentadas sugestões para o setor

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Cultura, está organizando uma série de três encontros com o objetivo de ouvir os segmentos artísticos sobre como podem contribuir com as políticas públicas da pasta e com a elaboração conjunta do Plano de Aplicação dos Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) — Ciclo 2, do Ministério da Cultura. Intitulada Oitivas – PNAB/2025, a iniciativa ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de junho, sempre às 19h, no Teatro Municipal (Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia), com um tema diferente a cada dia. A proposta é garantir que todo o processo ocorra com transparência, equidade e participação democrática.

No dia 23/06 (segunda-feira), o tema será: “Onde estamos e para onde vamos na cultura de Mauá?”. O encontro tem como objetivos prestar contas da aplicação dos recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc no município, apresentar as diretrizes gerais da PNAB 2025 e iniciar uma escuta sobre os desafios e prioridades para o próximo período.

No dia 24/06 (terça-feira), o debate será sobre “Como fortalecer os fazedores de cultura?”. A proposta é ouvir representantes de diferentes linguagens artísticas, promovendo uma escuta qualificada, focada e representativa das especificidades de cada segmento. O encontro também visa aprofundar sugestões por linguagem/cadeira artística, fortalecendo a identidade e o protagonismo de cada setor cultural e consolidando uma síntese das propostas e prioridades de cada área.

Por fim, no dia 25/06 (quarta-feira), o tema será “Cultura como direito e política pública”, com foco na cultura nos territórios, na estrutura necessária para o desenvolvimento de ações culturais, no fortalecimento das redes de apoio locais e na importância da PNAB para a continuidade das políticas públicas de cultura. Também será o momento de consolidar os resultados das discussões anteriores.

Mauá foi o primeiro município da região Sudeste a pleitear recursos federais por meio da Política Nacional de Cultura Aldir Blanc, o que resultou na conquista de mais de R$ 10 milhões a serem investidos ao longo de quatro anos na cultura mauaense.

Artigos relacionados

Recrutas da GCM de Mauá passam por aula de abordagem inclusiva

Novos agentes estão em curso preparatório desde o último dia 23, etapa...

Prefeito Marcelo Oliveira encerra missão oficial em Dubai com foco em inovação urbana

Viagem custeada pelo governo dos Emirados Árabes Unidos; prefeito retorna ao Brasil...

Mauá leva conhecimento sobre inclusão com nova secretaria

Nova pasta da Prefeitura atua desde março com formação, debates públicos e...

Mauá organiza estrutura para receber até 8 mil visitantes no Dia de Finados

Cidade intensifica zeladoria nos dois cemitérios e prepara esquema com equipes de...