A obra foi executada com recursos municipais e atendeu a reivindicação de moradores do NH Jardim Liberdade, no Eldorado
A Prefeitura de Diadema concluiu a canalização de um trecho de cerca de 100 metros lineares do Córrego Iguassú, no Eldorado. A entrega aconteceu na manhã deste sábado (6/9), dentro do Núcleo Habitacional Jardim Liberdade, local com ocorrência de enchentes, principalmente em dias de chuvas fortes.
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, acompanhado de secretários municipais e vereadores, voltou a um dos primeiros locais que visitou logo que assumiu a Prefeitura, quando ouviu dos moradores da comunidade o pedido da canalização. “Em janeiro, no início da nossa gestão, visitamos esta comunidade e testemunhamos os transtornos causados pelas fortes chuvas e à falta da canalização do Córrego do Iguaçu”, lembra o prefeito.
Edificado em quatro meses e com verba municipal, o canal foi feito em concreto armado e alvenaria estrutural. “Este processo controla o fluxo do curso d’água e evita erosões. Além disso, foram implantadas novas caixas de passagens e de ligação, bocas-de-leão e sarjetão para facilitar o escoamento das águas”, explica a secretária de Obras, Melissa Duaik, responsável pela construção.
“Essa obra, assim como outras em nossa cidade, havia sido negligenciada. Hoje, temos a satisfação de entregar a canalização do córrego e a revitalização da praça, proporcionando maior segurança e conforto a todos os moradores”, afirma Taka.
Também foi implantado próximo ao leito do Iguassú um muro de arrimo e guarda-corpos, com objetivo de aumentar a segurança dos moradores do Núcleo Habitacional Jardim Liberdade. Antes da obra começar, foi realizado o desassoreamento do trecho e executado o plantio de grama no talude para garantir a estabilidade da encosta.
A Prefeitura realizou, ainda, trabalho de zeladoria no espaço comunitário da Núcleo. A quadra esportiva ganhou reparos e nova pintura e também foi feita a manutenção do paisagismo.
Plano de Contingência – A canalização do Córrego Iguassú é uma das ações do Plano de Contingência para Prevenção de Impactos da Chuva, criado pela atual Administração para combater as enchentes no município. O Plano viabiliza obras de drenagens por toda a cidade, principalmente nas regiões onde vivem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Entre essas obras estão as limpezas periódicas de bocas-de-lobo e de galerias e rios, manutenção e extensão de redes de drenagem dentro de núcleos habitacionais, construção de muros de arrimos e canalizações de córregos.
Além desta entrega, atualmente mais de 70 obras estão em andamento em Diadema, abrangendo melhorias em diversas áreas. “Nossa prioridade é atender às necessidades da população, fazendo a gestão dos recursos públicos com seriedade e transparência”, completa o prefeito.