Diadema

Prefeitura de Diadema retoma canalização do Córrego Olaria

A obra evitará enchentes, trazendo saneamento básico, segurança e mais qualidade de vida para moradores de Eldorado

Depois de anos parada, a canalização do Córrego Olaria, em Eldorado, volta a ser reiniciada, e os 626 metros de rio que faltavam receber a melhoria serão definitivamente canalizados.

Para marcar o começo da obra, o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, acompanhado da vice-prefeita, Andreia Fontes, da secretária de obras, Melissa Duaik, e dos vereadores Companheiro Sérgio, Juninho do Chicão e Marcio Jr, esteve na manhã de hoje (15/3) na Vila Joaninha, conversando com moradores e explicando a importância da edificação que trará para Diadema mais saneamento básico e menos enchentes.

Com 1.200 de extensão, o Córrego Olaria está situado entre a Estrada Pedreira Alvarenga (Eldorado) e a Vila Joaninha. Em 2020, 212 metros de seu leito foram canalizados, no trecho que margeia a Avenida Nicola Imparato, principal avenida do bairro. A obra foi feita com verba federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e pelo mesmo projeto, com contrapartida municipal, serão implantados os 626 metros de canal que começaram ser construídos neste sábado.

A canalização será aberta e constituída de 426 metros de gabião (estrutura flexível feita de pedras envolvidas em tela metálica) e 200 metros de aduela (peças pré-moldadas em concreto armado). Como o córrego está dentro de Área de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRMs) também será realizado um plantio compensatório de 2.200 árvores, de diversas espécies, por dano ambiental. A previsão é que a obra esteja concluída até o final de dezembro deste ano.

Importância da canalização

Durante o ato de retomada da obra, o prefeito Taka Yamauchi destacou a importância da obra para o município.
“Depois de anos de espera, burocracia e desafios, estamos aqui para anunciar, com muito orgulho, a retomada da canalização do Córrego Olaria! Todos sabem da importância dela para a região sul da nossa cidade, mas, infelizmente, o projeto parou deixando a região vulnerável a alagamentos e problemas sanitários. Durante anos, a comunidade esperou por uma solução e, hoje, nós assumimos o compromisso de destravar essa obra, porque sabemos que ela impacta diretamente na vida de milhares de famílias”, disse.

Concluindo, o prefeito afirmou: “Essa é mais do que uma ação de infraestrutura. É um compromisso com a dignidade dos moradores. Nossa gestão tem um plano claro: cuidar da cidade de maneira integral, revitalizar os espaços públicos, garantir infraestrutura moderna e promover desenvolvimento sustentável. Essa obra é apenas um exemplo do que estamos fazendo e ainda vamos fazer por Diadema”.

Fotos Adriana Horvath



Fonte da Notícia

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Diadema começa a vacinar contra influenza no sábado (05)

Doses para campanha já estão na cidade e secretaria organiza sábado de...

Rede pública de Diadema vai ganhar mais 320 vagas de creche

Edital de chamamento para a ampliação das vagas por meio de duas...

Prefeitura de Diadema fortalece a segurança e GCM avança no combate à criminalidade

Iniciativas e resultados positivos garantem maior proteção e tranquilidade para a população...

Ação rápida da GCM impede furto na UBS Centro

Na madrugada desta quinta-feira (20), por volta das 2h, três indivíduos invadiram...