Diadema

Prefeitura de Diadema retoma Canil da GCM para reforçar segurança e cidadania

Sete cães da raça Pastor Belga Malinois, doados ao município, vão atuar em patrulhamento, combate ao crime e ações educativas nas escolas

A partir desta terça-feira (30/07), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema volta a contar com um equipamento estratégico que estava desativado desde 2009: o Canil da GCM.

Nesta nova fase, o Canil inicia suas atividades com sete filhotes da raça Pastor Belga Malinois, com quase três meses de vida, doados ao município. A escolha da raça se deu por suas características ideais para o trabalho policial e educativo: são cães inteligentes, ágeis, resistentes e de fácil adestramento.

Seis dos cães já foram batizados com os nomes Luna, Kyra, Thor, Argus, Doruk e Zion. O sétimo filhote recebeu o nome de Yüki, escolhido pessoalmente pelo prefeito Taka Yamauchi — um nome de origem japonesa que significa coragem, força e gentileza, simbolizando a nova missão do Canil de unir proteção e empatia.

Os cães estão sendo socializados e preparados para diferentes estímulos e ambientes, com foco na obediência, no equilíbrio emocional e no vínculo com seus condutores. O treinamento, conduzido por profissionais capacitados da GCM, segue técnicas modernas de adestramento positivo, que valorizam a cooperação e o bem-estar do animal.

Além de atuarem em operações de segurança — como patrulhamento, apoio tático, faro de entorpecentes, busca, resgate e controle de distúrbios civis — os cães também participarão de ações educativas em escolas, projetos sociais e eventos comunitários, promovendo a integração entre a GCM e a sociedade.

“A retomada do Canil é mais uma estratégia para fortalecer a segurança de Diadema, mas também queremos que ele seja uma ferramenta de cidadania. Esses cães serão agentes de aproximação com a população, especialmente nas escolas, onde poderão despertar nas crianças valores como responsabilidade, empatia e respeito”, afirma o prefeito Taka Yamauchi.

Combinando tecnologia, planejamento e presença territorial, a Prefeitura de Diadema segue investindo em uma segurança pública mais próxima da população, moderna e integrada com ações de cidadania.

“Além da criação do CISP – Centro Integrado de Segurança Pública, da IOPE – Inspetoria de Operações Especiais, a compra do drone, a retomada da ROMU e o reforço na Ronda Escolar, a reativação do Canil é mais um passo concreto para garantir mais segurança e bem-estar à população”, destaca o secretário de Segurança Cidadã, Paulo Pinheiro da Silva.

O evento contou com a presença especial das crianças do quinto ano da Escola Municipal de Educação Básica Profº Francisco Daniel Trivinho. Elas vieram prestigiar esse momento simbólico para a cidade, reforçando a importância do Canil também como ferramenta de educação e cidadania.



Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Diadema zera a fila de espera por vaga em creche e amplia o acesso à Educação Infantil

Programa Creche 100% avança com chamamento público, horários estendidos e adequação de...

Sistema Fast Track estará em toda rede 24 horas de Diadema

Novo fluxo de pacientes, que teve início na UPA Centro, vai diminuir...

Próximo fim de semana terá 1º Festival Oriental em Diadema

Dias 1 e 2 de novembro, o Rua da Gente será espaço...

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema...