Melhorias da unidade era um pedido frequente da população, que o poder público municipal vai atender. Pacientes serão remanejados para as outras três unidades, que terão equipes ampliadas
A Prefeitura de Mauá dará início, no dia 29 de setembro, à reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Magini. As obras, com previsão de duração de oito meses, representam um passo importante para garantir mais conforto, segurança e qualidade no atendimento à população.
Para garantir a segurança de pacientes e servidores e agilizar a execução, a partir de segunda-feira (29/09), os atendimentos serão temporariamente transferidos para as outras três UPAs do município — Zaíra, Vila Assis e Barão de Mauá. Todas terão reforço nas equipes, com profissionais remanejados da unidade em reforma, assegurando a continuidade do cuidado de forma organizada e humanizada.
As melhorias na UPA Vila Magini, a maior de Mauá, que nos oito meses de 2025, já realizou cerca de 97 mil atendimentos, uma média superior a 12 mil por mês, é uma conquista da população. Isso porque, era um pedido recorrente nas reuniões do Plano Plurianual Participativo (PPA) e do Orçamento Participativo, quando moradores apontaram a necessidade urgente de obras na unidade.
“A população pediu, e a Prefeitura está atendendo. A reforma da UPA Magini foi uma das demandas mais fortes das reuniões de participação popular, e agora vamos entregar uma unidade totalmente renovada, moderna e adequada às necessidades da cidade”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
Entre as principais reclamações estavam as condições estruturais do prédio. “Precisa pintar, trocar o piso e fazer algumas reformas, mais na parte estética mesmo”, relatou Ana Maria Rocha, usuária da unidade. Já Diomar Pinheiro destacou que, apesar das carências físicas, a qualidade do atendimento sempre foi reconhecida: “Precisa de uma pintura, deixar aqui mais bonitinho, mas o atendimento aqui é especial. Uma boa reforma será ótimo.”
O projeto a ser executado inclui a renovação completa das redes elétrica e hidráulica, a substituição de pisos e telhados, a readequação dos ambientes internos conforme as normas de acessibilidade. Essas melhorias integram o plano da administração municipal de transformar Mauá em uma “cidade do futuro”, com serviços de saúde com ambiente mais acolhedores, modernos, acessíveis e eficientes.
“A população continuará sendo atendida com toda a dedicação de nossas equipes nas demais unidades, enquanto trabalhamos para entregar uma UPA Magini totalmente renovada, moderna e adequada às necessidades da cidade”, destacou a secretária de Saúde, Eliene de Paula Pinto.
Mauá do futuro começa pela saúde
Desde 2021, o município passa por um amplo processo de revitalização dos serviços públicos, em especial na área da saúde. Nesse período, foram realizadas a reforma da maternidade do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e a modernização de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Como resultado, avanços importantes foram conquistados, como o fim da fila por mamografias e o retorno da hemodiálise para a cidade.
Com a recuperação da credibilidade de Mauá, a cidade também obteve novos investimentos do Governo Federal, entre eles: a construção da 5ª UPA, da Policlínica e da UBS do Jardim Elizabeth; recursos para a reforma de outras três UPAs e de 10 UBSs; além da aquisição de equipamentos por meio do Novo PAC Seleções 2025 e a renovação da frota de ambulâncias do SAMU.