Ação conjunta entre GCM, Polícia Militar, Polícia Civil e Subprefeitura de São Mateus garantiu restabelecimento da ordem em regiões com alto índice de perturbação do sossego
A 1ª fase da Operação Dorme Tranquilo, realizada entre 1º de junho e 7 de julho, resultou na fiscalização de 97 estabelecimentos comerciais em Mauá. Desses, 27 tiveram as atividades paralisadas por irregularidades — 12 foram notificados e 15 multados. A ação também lacrou dois comércios, cassou o alvará de três, orientou outros 68 e apreendeu quatro veículos por perturbação do sossego.
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública de Mauá, a operação tem como objetivo combater a perturbação do sossego, coibir o funcionamento irregular de bares e adegas e preservar a ordem pública em diversos bairros da cidade. A ação foi realizada de forma integrada, com participação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e da Subprefeitura de São Mateus.
A Guarda Civil Municipal, que representa a presença da Prefeitura nas ruas, tem papel fundamental nas ações, apoiando as iniciativas de segurança pública do Governo do Estado e contribuindo diretamente para a proteção da população mauaense.
O trabalho conjunto concentrou esforços na região da Avenida Cidade de Mauá, na divisa com São Paulo, que vinha sendo alvo de aglomerações, som alto e desorganização urbana. A situação chegou a comprometer a circulação de ônibus na região. Com o reforço da fiscalização, a ordem foi restabelecida e o transporte coletivo voltou a operar com segurança.
Além da Avenida Cidade de Mauá, a operação também ocorreu em outros bairros, como Jardim Oratório, Jardim Primavera, Jardim Kennedy, Jardim Zaíra, Centro, entre outros, atendendo denúncias da população sobre irregularidades comerciais e barulho excessivo.
O prefeito Marcelo Oliveira reforçou que a ação será mantida como política pública permanente. “A Operação Dorme Tranquilo é um instrumento essencial para garantir o direito de todos ao descanso, à ordem e à paz. Estamos falando de respeito à vida em comunidade — de proteger o que é básico e fundamental: o direito de viver bem em nossa cidade. Mauá não aceita mais abusos, desrespeito ou perturbações que comprometam a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
A operação, que reúne diferentes forças de segurança e fiscalização, tem atuado de forma integrada para coibir excessos e promover mais tranquilidade nos bairros da cidade. Com foco na prevenção e no respeito às leis, a iniciativa já apresenta resultados positivos e reforça o compromisso da atual gestão com a qualidade de vida dos moradores. “Seguiremos firmes, com planejamento, responsabilidade e integração entre as forças de segurança e fiscalização. Estamos unidos para garantir que o morador de Mauá possa, de fato, dormir tranquilo. Essa é uma promessa que fizemos e que vamos cumprir com trabalho, seriedade e muita determinação”, completou o prefeito.
Com base no mapeamento técnico e nas queixas recebidas, a Prefeitura dá início à 2ª fase da operação, com foco concentrado no Jardim Kennedy, sem deixar de atuar nos demais bairros da cidade. “O Jardim Kennedy será o centro da nossa atuação nesta etapa, mas a operação continuará ativa em todos os pontos onde houver irregularidade ou perturbação do sossego. O compromisso da Prefeitura é manter a presença constante da fiscalização e garantir segurança e tranquilidade à população”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Matheus Ferreira.
A operação segue em andamento, com ações intensificadas aos finais de semana, resposta ágil às denúncias e presença contínua do poder público nos locais mais críticos do município.