Proposta é estimular o turismo de um dia na cidade e atrair investimentos para o setor
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo de Mauá iniciaram nesta sexta-feira (4) visitas aos pesqueiros da cidade, a fim de iniciar suas catalogações para fomentar o turismo de lazer, por meio da Rota dos Pesqueiros. Estima-se que na cidade existam cerca de 30 pontos privados para pesca, alguns figurando entre os melhores de São Paulo.
Os secretários Cícero Firmino Martinha, Elton Carvalho e suas equipes técnicas estiveram em três pesqueiros na região do Jardim Feital, onde foram recepcionados pelos responsáveis e puderam dialogar sobre a proposta da Prefeitura.
A ideia inicial é verificar as condições de cada local para, posteriormente, criar uma política especial para o desenvolvimento turístico desse nicho. “Mauá tem um potencial enorme nessa área. Os pesqueiros atraem os chamados turistas de um dia. Incentivar essa rota vai ajudar muito a girar a economia, atraindo mais pessoas para a cidade, além de dar mais opções de lazer aos próprios mauaenses”, observa Martinha, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Fernando Henrique Vicente, responsável por um dos pesqueiros, vê com bons olhos a iniciativa. “Isso é muito bacana. As pessoas sabendo que existem pesqueiros por aqui, não vão mais precisar ir mais para outros municípios procurar esse tipo de lazer”, falou.
As equipes da Prefeitura vão prosseguir com as visitas nos próximos dias. Entre as propostas de política pública para o setor estão a instalação de sinalização viária personalizada, elaboração de mapa da Rota dos Pesqueiros, comunicação digital exclusiva, entre outras ações.