Mauá

Prefeitura de Mauá lança o Aplicativo ANA, o botão do Pânico para mulheres com medidas judicial protetiva

Serviço fortalece a integração dos serviços para proteger contra indivíduos agressores

Na tarde desta terça-feira (20/05), a Prefeitura de Mauá foi palco do lançamento do Botão do Pânico — o aplicativo ANA — voltado à proteção de mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva em vigor. O nome ANA é uma homenagem à esposa do criador da tecnologia, o guarda civil de Paulínia, Diogo Antonio Ferreira. Ela faleceu durante a pandemia de Covid-19, e ele cedeu a tecnologia sob a condição de preservar a homenagem. O aplicativo já foi adotado por mais de 70 municípios em todo o país.

O funcionamento do sistema foi apresentado pela guarda municipal de Mauá, Margarida Nicodemos. A vítima precisa acionar o botão apenas duas vezes para que um alarme seja disparado na Central de Operações da GCM. Imediatamente, duas viaturas mais próximas do local — identificado via GPS do celular da vítima — são deslocadas para atender à ocorrência. O chamado registra o local do acionamento, o endereço da vítima, fotos dela e do agressor, além de dados pessoais e informações sobre os boletins de ocorrência que motivaram a concessão da medida protetiva pela Justiça.

“Com isso, queremos garantir mais proteção às mulheres vítimas de violência em nossa cidade, porque é fundamental preservar essas vidas”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira. Ele destacou ainda que as secretarias municipais atuam de forma integrada e interdisciplinar para ampliar o alcance das políticas públicas. A estratégia preventiva apresentada envolve ações conjuntas das secretarias de Segurança Pública e de Políticas Públicas para Mulheres, além da Patrulha Maria da Penha da GCM, das delegacias da Polícia Civil e do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, responsável pelas Casas Abrigo da região.

“No primeiro trimestre do ano, registramos 81 medidas protetivas, que acompanhamos de perto, com rondas e atendimento na Rede Viva Maria. A partir deste lançamento, vamos buscar essas vítimas para que baixem o aplicativo e sejam orientadas sobre seu funcionamento. Pessoas com novas medidas já serão automaticamente incluídas no programa”, explicou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cida Maia.

Para o secretário de Segurança Pública, Matheus Ferreira, “trata-se de uma ação concreta, que reforça o compromisso da administração com uma cidade mais segura, mais justa e mais humana”.

O evento contou com a presença de dezenas de mulheres e representantes de organizações que desenvolvem trabalhos voltados ao público feminino.

Artigos relacionados

Obras do Terminal Itapark avançam em Mauá

Primeira etapa em andamento é de infraestrutura e prepara o terreno para...

Prédios públicos de Mauá recebem iluminação especial em alusão ao Setembro Amarelo

Prédios públicos de Mauá recebem iluminação especial em alusão ao Setembro Amarelo...

Mauá mantém ações para prevenir e fazer o combate à violência doméstica

Mauá mantém ações para prevenir e fazer o combate à violência doméstica...

Mostra de cinema reúne 190 estudantes no encerramento da 1ª Semana da Juventude de Mauá

Escola Municipal Cora Coralina foi palco de seis curtas-metragens produzidos por cineastas...