Mauá

Prefeitura de Mauá promove inclusão e educação ambiental no Parque Ecológico do Guapituba

O espaço, nesta quinta-feira (27/02), recebeu a visita de alunos da APASMA

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem promovido iniciativas de inclusão e educação ambiental no Parque Ecológico do Guapituba, um dos espaços mais importantes para a preservação da Mata Atlântica na região. Um dos exemplos dessas ações foi a visita de alunos da APASMA (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá).

Todas as quintas-feiras, os estudantes têm aula de cidadania e hoje, resolveram saber mais sobre a educação socioambiental, e participaram de uma visita monitorada ao parque. Durante a atividade, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os principais pontos do local, como o lago, o Jardim das Abelhas Sem Ferrão e o viveiro de mudas. Para encerrar o passeio, uma oficina verde foi realizada com plantas do jardim medicinal do parque, destacando as propriedades de ervas como hortelã, manjericão, melissa e lavanda.

Visitas Monitoradas

A Prefeitura de Mauá oferece visitas monitoradas ao Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia e ao Parque Ecológico do Guapituba para unidades escolares e entidades interessadas. O agendamento pode ser feito com a Secretaria de Meio Ambiente pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo telefone (11) 4512-7775.

Parque Ecológico do Guapituba: Um Refúgio Natural para Todos

O Parque Ecológico do Guapituba é um verdadeiro refúgio natural mantido pela Prefeitura de Mauá, oferecendo um espaço de lazer, aprendizado e contato com a natureza. Localizado próximo à divisa com Ribeirão Pires e à estação Guapituba da CPTM, o parque abriga um fragmento remanescente da Mata Atlântica e tem recebido investimentos constantes desde 2021. Como resultado dessas melhorias, a média mensal de visitantes dobrou no último ano, passando de três mil para seis mil pessoas.

Os frequentadores do parque destacam as melhorias realizadas pela Prefeitura, refletidas nas avaliações positivas que atingem 98%. Entre as ações implementadas estão a instalação de um novo playground e academia ao ar livre, reforma do deque, implantação de um jardim medicinal e novas lixeiras ecológicas feitas de paletes. Além disso, o viveiro do parque pretende, em breve, fornecer mudas aos munícipes, incentivando o plantio e a preservação ambiental.

Jardim das Abelhas Sem Ferrão: Um Espaço de Aprendizado e Preservação

Uma das atrações mais encantadoras do parque é o Jardim das Abelhas Sem Ferrão, localizado próximo à entrada da Avenida Capitão João, ao lado da casa amarela. O espaço conta com cinco colmeias de abelhas nativas das espécies Jataí, Mandaçaia, Lambe-olhos e Bugia. Além da beleza das flores cultivadas no local, como azaleias, sampatiens, bromélias, margaridas, vedélias e begônias, a seleção das plantas foi planejada para fornecer alimento e matéria-prima para esses polinizadores essenciais.

Com iniciativas sustentáveis e inclusivas, a Prefeitura de Mauá reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e a qualidade de vida da população, consolidando o Parque Ecológico do Guapituba como um espaço de referência para educação, lazer e conservação ambiental na região.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Operação Embarque Seguro da GCM Mauá leva à prisão de foragido por tráfico internacional

O preso foi conduzido, inicialmente, ao 1º Distrito Policial de Mauá e,...

Casos de dengue caem 86% em Mauá: Esforço conjunto da Prefeitura e comunidade faz a diferença

Os resultados são bons, mas o trabalho não pode parar. Por isso,...

Prefeitura de Mauá adia a 3ª Caminhada da Inclusão

Evento que seria neste domingo (06/04), ocorrerá no próximo (13/04) Em razão...

Prefeitura de Mauá inicia tratativas para fomentar a Rota dos Pesqueiros

Proposta é estimular o turismo de um dia na cidade e atrair...