As UBSs Kennedy e Magini promoveram atividades especiais
A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, ao longo do mês de março, diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em celebração ao Mês da Mulher. No último sábado, a UBS Kennedy foi palco de uma programação especial voltada à promoção da saúde, prevenção de doenças e fortalecimento da autoestima feminina.
As mulheres que participaram tiveram acesso a uma série de serviços, incluindo exame de Papanicolau seguido de palestra, orientações sobre saúde bucal, dinâmicas corporais, exame de vista, atendimento médico e de enfermagem. Além disso, foram oferecidos serviços de cuidados estéticos, como esmaltação de unhas, corte de cabelo, penteados com tranças e limpeza de pele. Também foram realizadas rodas de conversa sobre saúde da mulher, direitos femininos e identificação e combate à violência contra a mulher. Para encerrar a ação, brindes foram distribuídos às participantes.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Mauá em apoiar pautas femininas e promover uma cidade mais justa, inclusiva e segura para todas as mulheres.
UBS Magini realiza palestra educativa para crianças e também para as mulheres
Na sexta-feira (21/03), na parte da manhã, a UBS Magini organizou uma palestra especial voltada às crianças da Escola Estadual Antônio Prado Júnior. A ação, realizada no Dia Mundial da Infância, abordou temas essenciais como saúde bucal, alimentação saudável e direitos da criança e do adolescente.
A atividade contou com a participação da equipe multiprofissional da unidade, incluindo agentes comunitários de saúde (ACS), profissionais de enfermagem, médicos, dentistas, nutricionistas e educadores físicos.
Na parte da tarde, em continuidade às celebrações do Dia Mundial da Infância, foi promovida uma atividade também para destacar a importância do Mês da Mulher. Um dos destaques do evento foi a presença de Cida Maia, Secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres e sua equipe, que compartilharam informações sobre o programa “Viva Maria”, que oferece acolhimento às mulheres vítimas de violência, seja física ou psicológica, e que também promove ações para prevenir novas ocorrências.