Ribeirão Pires

Prefeitura de Ribeirão Pires inaugura Polo EAD do Instituto Federal de São Paulo

Cursos gratuitos tem previsão de início para este semestre nas turmas de Formação Inicial e Continuada; já os cursos técnicos estão previstos para o segundo semestre

A Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou, nesta sexta-feira (4), o novo Polo de Educação a Distância (EAD) do Instituto Federal de São Paulo. Localizado nas dependências da Escola Municipal Eng° Carlos Rohm, no Centro, o espaço oferecerá cursos, neste primeiro momento, de formação continuada e técnicos com expectativa de atender entre 150 a 300 estudantes já no primeiro ano.

O Polo servirá de apoio aos estudantes matriculados nos cursos, garantindo acesso a computadores, impressoras e à internet. No local serão realizadas atividades como provas, discussões em grupo e trabalhos orientados.
“A chegada do Polo em Ribeirão Pires universaliza o acesso à educação e a formação dos nossos jovens. O Instituto Federal é um elemento importante que vai ajudar na capacitação da mão de obra e também no desenvolvimento da cidade”, destacou o prefeito Guto Volpi.

Ainda neste semestre, o Instituto Federal dará início às primeiras turmas dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com previsão de lançamento dos cursos técnicos para o segundo semestre. Gratuitos e de curta duração — entre 30 e 160 horas —, os cursos FIC são voltados à qualificação e atualização profissional, abertos a partir dos 15 anos de idade. As áreas contempladas incluem educação, tecnologia, meio ambiente, línguas entre outros.

Já os cursos técnicos, destinados a estudantes que estejam cursando ou que já tenham concluído o Ensino Médio, serão ofertados nas modalidades Concomitante/Subsequente, com formações nas áreas de Administração, Multimeios Didáticos, Recursos Humanos e Secretaria Escolar.

Os cursos de graduação e pós-graduação também fazem parte dos serviços ofertados pelo Instituto Federal que serão disponibilizados após a publicação da nova regulamentação do MEC para cursos superiores EaD, prevista ainda para este semestre.

O vice-reitor do Instituto Federal de São Paulo, Carlos Procópio, falou da importância do espaço para a cidade e também para a região. “É um prazer participar dessa expansão e o polo em Ribeirão Pires tem um grande potencial. A educação profissional é um elemento importante para que os alunos cheguem cada dia mais preparados para o mercado de trabalho”.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Instituto Federal contam com inscrições realizadas por meio de formulário eletrônico, com seleção feita por ordem de chegada ou sorteio. As vagas podem ser ofertadas por chamada pública local, priorizando públicos socialmente vulneráveis, além de parcerias com instituições públicas e sociais, direcionadas a públicos específicos. Já os cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente, têm seleção por prova objetiva, com questões de múltipla escolha baseadas em conteúdos do Ensino Fundamental ou Médio, conforme o curso. O processo seletivo é organizado pelo IFSP e os editais são divulgados regularmente no site processoseletivo.ifsp.edu.br.

Artigos relacionados

Ribeirão Pires encerra calendário anual do Empreendedorismo Feminino com 10ª edição do encontro

Iniciativa fortalece o protagonismo feminino no desenvolvimento econômico do município A Prefeitura...

Prefeitura de Ribeirão Pires distribui mais de três toneladas de ração a protetores e animais em vulnerabilidade

Prefeitura de Ribeirão Pires distribui mais de três toneladas de ração a...

Ribeirão Pires vive o “Ano do Turismo” e atrai mais de 315 mil visitantes em 2025

Movimentação histórica impulsionada por mais de 100 eventos e pelos atrativos permanentes...

Ribeirão Pires encerra 2025 com cerca de 100 mil pessoas atendidas por ações culturais

Programação incluiu 385 atividades no Anfiteatro, inauguração da Pinacoteca e aulas do...