Ribeirão Pires

Prefeitura de Ribeirão Pires intensifica monitoramento da qualidade d’água no município

Programa Proágua garante fiscalização semanal, com análises laboratoriais; iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, realiza semanalmente o monitoramento da qualidade da água distribuída nas residências do município. Essa ação é parte do Programa Proágua, uma iniciativa da Vigilância Sanitária que tem como objetivo garantir a conformidade do insumo fornecido pela SABESP, assegurando que atenda aos padrões de qualidade e segurança para consumo.

A equipe de biólogos da Prefeitura percorre todas as regiões de Ribeirão Pires realizando coleta de amostras, que são levadas para o Centro de Laboratório Regional de Santo André (Instituto Adolfo Lutz) para analisar os seguintes parâmetros: Cloro residual livre, Fluoreto Coliformes Totais, além de algumas medições como temperatura, pH e cloro residual livre também feitas durante as coletas.

A Vigilância Sanitária conta com plano de amostragem contendo 51 pontos de fiscalização no município. O plano inclui locais estratégicos como creches, asilos, escolas e áreas de grande concentração de pessoas, especialmente em centros urbanos, com o objetivo de monitorar a qualidade da água e identificar possíveis contaminações que possam representar riscos à saúde pública.

Vale ressaltar que, em casos de não conformidade, a Prefeitura realiza novamente o monitoramento e, caso o problema persista, a Vigilância Sanitária entra em contato com a SABESP para tomar as medidas corretivas.

“É um trabalho de fiscalização importante que garante a saúde da população e faz com que a água chegue sempre com qualidade às casas. O Proágua também é fundamental para avaliar se a distribuição está sendo realizada de forma eficiente”, destacou o biólogo da Vigilância Sanitária de Ribeirão Pires, César Augusto Sanvidotti

Vale ressaltar que o Proágua está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – Água Limpa e Saneamento, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando o compromisso de Ribeirão Pires com a universalização do acesso à água potável.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

47ª edição de Santo Antônio atrai 10 mil pessoas em Ribeirão Pires

Comidas típicas, atrações culturais e brincadeiras marcaram os três dias do festejo...

Ribeirão Pires participa de encontro inédito sobre conservação da fauna no Grande ABC

Evento reuniu municípios da região para debater políticas públicas de proteção e...

Ribeirão Pires leva ao público obra interativa de artes visuais na Pinacoteca Municipal

“Exposição Fragmentos”, de Rafael Ski, propõe uma poética reflexão sobre identidade e...

Varal Solidário chega à quarta escola da rede municipal de Ribeirão Pires

Projeto que promove dignidade e acolhimento por meio da doação de roupas...