Ribeirão Pires

Prefeitura de Ribeirão Pires lança Bazar Solidário no Fundo Social de Solidariedade

A iniciativa permite trocar alimentos por roupas, fortalecendo o apoio às entidades sociais da cidade

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do Fundo Social de Solidariedade, lançou, nesta terça-feira (29), o Bazar Solidário, projeto com iniciativa que permite a troca de alimentos não perecíveis em troca de peças de roupas. Cada item tem seu valor simbólico em quilos de alimento e o gesto simples de abrir o guarda-roupa pode aquecer corações e encher prateleiras das entidades sociais da cidade, fortalecendo uma rede de apoio que veste e alimenta quem mais precisa.

“O Bazar Solidário é mais uma demonstração de como a solidariedade pode ser criativa e transformadora. Com essa iniciativa, conseguimos unir duas necessidades importantes: o cuidado com quem precisa de alimento e o apoio a quem precisa de roupas. É assim que Ribeirão Pires avança — com ações concretas que fortalecem nossa rede de proteção social e valorizam cada gesto de empatia e colaboração”, completou Guto Volpi, prefeito de Ribeirão Pires.

29 large

“A gente acredita no poder da solidariedade que se multiplica. Por isso, estamos realizando ações paralelas que fazem a diferença de verdade: o Varal Solidário, que está presente nas unidades básicas de saúde, leva roupas diretamente para quem mais precisa; e o Bazar Solidário, que transforma a troca de alimentos por peças de vestuário em apoio direto às entidades sociais da nossa cidade. Cada peça doada, cada quilo de alimento arrecadado, ajuda a fortalecer essa corrente do bem que move Ribeirão Pires”, comentou Coquinha Zampol, responsável pelo Fundo Social da Estância.

Para participar é simples, basta seguir a tabela e trocar alimentos não-perecíveis pelas peças de roupa:
– Peças menores e mais simples: blusa ou camiseta básica (1kg de arroz ou 1kg de açúcar), shorts ou bermuda (1 litro de óleo ou 1kg de feijão); boné, lenço ou acessórios pequenos (1 pacote de macarrão ou 1 molho de tomate); roupas de bebê ou infantis (1kg de arroz ou 1kg de feijão);
– Peças intermediárias: calça jeans ou moletom (1kg de arroz ou 1 pacote de leite em pó); vestido ou saia (1 kg de feijão); casaco leve ou jaqueta simples (2kg de arroz);
– Peças de maior valor: tênis esportivo (5kg de arroz); casaco de inverno pesado (5kg de arroz); bolsa de marca (1 litro de óleo + 1kg de açúcar); sapato social ou bota (2 litros de óleo);

Maria Aparecida Marcelino, 63 anos, moradora da Vila Aparecida, aprovou a iniciativa e encontrou o que procurava. “Nunca vi nenhuma ação assim, com troca de alimentos para ajudar os outros. Estava precisando de uma blusa porque vou a pé até Aparecida, já achei aqui e estou levando pra casa”, completou.

O Bazar Solidário funcionará, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, localizado na Avenida Francisco Monteiro, 2940 – Santa Luzia.

Artigos relacionados

UPA Santa Luzia e Unidades de Saúde de Ribeirão Pires somam mais de 400 mil atendimentos no primeiro semestre

No balanço também apresentou números das especialidades, laboratório e novos serviços durante...

Cartilha de Acessibilidade orienta comércios de Ribeirão Pires sobre inclusão

Material está disponível para download gratuito no aplicativo Ribeirão Pires Digital A...

Ribeirão Pires avança no setor audiovisual com parceria oficial com a São Paulo State Film Commission

Secretária de Cultura, Rosí Ribeiro de Marco representou o município em reunião...

Ribeirão Pires realiza 15ª Marcha para Jesus neste sábado (19) com cantor PG e arrecadação solidária

Evento de fé e comunhão reunirá fiéis na Pista de Skate e...