Com 3º melhor projeto do País, município garantiu recursos para modernizar ações de combate à fome; unidade processará e doará 25,5 toneladas de alimentos por mês
Dentro das ações voltadas à segurança alimentar na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, ampliará em 50% a capacidade de operação do Banco do Povo, passando das atuais 17 toneladas para 25,5 toneladas de donativos captados, triados e doados mensalmente. O número de beneficiários diretos também irá registrar crescimento, de 9.386 pessoas para mais de 14 mil moradores após os investimentos.
O ganho em eficiência produtiva se dará a partir de intervenções estruturais, compra de equipamentos e aperfeiçoamento de processos, intervenções realizadas pelo município com recursos federais. “São Bernardo garantiu a terceira posição entre projetos cadastrados em edital de modernização de Bancos de Alimentos no País, lançado pelo Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social. Nossa equipe elaborou proposta inovadora, que alia conceito de sustentabilidade e gestão eficiente a nosso principal objetivo, que é eliminar a fome na cidade. Um trabalho de excelência que é referência no Brasil”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça.
MODERNIZAÇÃO – Com repasse de R$ 800 mil pela União, a proposta selecionada de São Bernardo para a modernização do Banco de Alimentos da cidade inclui, entre outros pontos, a aquisição de veículo que permitirá ampliar de 40 para 60 o número de retiradas de donativos em empresas parceiras. A compra de materiais e equipamentos para recepção, triagem, manejo e armazenamento irão otimizar a operação, garantindo mais eficiência ao trabalho. Nova climatização reduzirá perdas decorrentes de calor excessivo. A substituição de câmara fria também ampliará a capacidade de armazenamento.
As melhorias na infraestrutura, qualificação dos serviços, ampliação da capacidade operacional e do atendimento à população irão permitir a redução de perdas e desperdícios e a oferta de alimentação adequada e saudável apoiando a transição agroecológica e fortalecendo a Agricultura Urbana e Periurbana.
Ainda como parte do projeto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da cidade, a Prefeitura implementará gestão sustentável de resíduos com a central de compostagem, processando 100% dos resíduos orgânicos gerados pelo Banco de Alimentos e pelas unidades do restaurante popular Bom Prato, transformando os itens em biofertilizantes. Os adubos serão destinados a agricultores familiares, gerando renda, reduzindo distância entre produtores e consumidores e promovendo benefícios ambientais.
CRITÉRIOS – O edital de chamamento público (nº1/2025) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destinou R$ 8 milhões para a seleção de propostas para a modernização de Bancos de Alimentos em todo o País.
Os projetos devem atender à série de critérios que, avaliados por comissão, dão pontuação aos municípios. Entre eles está a capacidade técnico operacional, por meio de experiência comprovada; inovação na proposta, considerando originalidade das soluções, metodologia, tecnologia, articulações intersetoriais ou estratégia adotada; e criação ou melhoria de espaço dedicado à capacitação, treinamento e promoção de ações educativas.












