São Bernardo

Prefeitura de São Bernardo ampliará em 50% capacidade do Banco de Alimentos

Com 3º melhor projeto do País, município garantiu recursos para modernizar ações de combate à fome; unidade processará e doará 25,5 toneladas de alimentos por mês

Dentro das ações voltadas à segurança alimentar na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, ampliará em 50% a capacidade de operação do Banco do Povo, passando das atuais 17 toneladas para 25,5 toneladas de donativos captados, triados e doados mensalmente. O número de beneficiários diretos também irá registrar crescimento, de 9.386 pessoas para mais de 14 mil moradores após os investimentos.

O ganho em eficiência produtiva se dará a partir de intervenções estruturais, compra de equipamentos e aperfeiçoamento de processos, intervenções realizadas pelo município com recursos federais. “São Bernardo garantiu a terceira posição entre projetos cadastrados em edital de modernização de Bancos de Alimentos no País, lançado pelo Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social. Nossa equipe elaborou proposta inovadora, que alia conceito de sustentabilidade e gestão eficiente a nosso principal objetivo, que é eliminar a fome na cidade. Um trabalho de excelência que é referência no Brasil”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça. 

MODERNIZAÇÃO – Com repasse de R$ 800 mil pela União, a proposta selecionada de São Bernardo para a modernização do Banco de Alimentos da cidade inclui, entre outros pontos, a aquisição de veículo que permitirá ampliar de 40 para 60 o número de retiradas de donativos em empresas parceiras. A compra de materiais e equipamentos para recepção, triagem, manejo e armazenamento irão otimizar a operação, garantindo mais eficiência ao trabalho. Nova climatização reduzirá perdas decorrentes de calor excessivo. A substituição de câmara fria também ampliará a capacidade de armazenamento.

As melhorias na infraestrutura, qualificação dos serviços, ampliação da capacidade operacional e do atendimento à população irão permitir a redução de perdas e desperdícios e a oferta de alimentação adequada e saudável apoiando a transição agroecológica e fortalecendo a Agricultura Urbana e Periurbana. 

Ainda como parte do projeto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da cidade, a Prefeitura implementará gestão sustentável de resíduos com a central de compostagem, processando 100% dos resíduos orgânicos gerados pelo Banco de Alimentos e pelas unidades do restaurante popular Bom Prato, transformando os itens em biofertilizantes. Os adubos serão destinados a agricultores familiares, gerando renda, reduzindo distância entre produtores e consumidores e promovendo benefícios ambientais. 

CRITÉRIOS – O edital de chamamento público (nº1/2025) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destinou R$ 8 milhões para a seleção de propostas para a modernização de Bancos de Alimentos em todo o País. 

Os projetos devem atender à série de critérios que, avaliados por comissão, dão pontuação aos municípios. Entre eles está a capacidade técnico operacional, por meio de experiência comprovada; inovação na proposta, considerando originalidade das soluções, metodologia, tecnologia, articulações intersetoriais ou estratégia adotada; e criação ou melhoria de espaço dedicado à capacitação, treinamento e promoção de ações educativas.

Artigos relacionados

Ginástica Artística de São Bernardo realiza seletiva em dezembro

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Esportes e...

Após quatro décadas, recapeamento asfáltico é realidade no Jardim Limpão, em São Bernardo

Seguindo com o compromisso de trabalhar em prol de todas as regiões...

Fiscalização apreende mais de 1.000 garrafas de vodka vazias em ferro velho do Riacho Grande, em São Bernardo

Atuação conjunta da GCM, da Secretaria de Saúde e da Comissão Especial...

Em São Bernardo, GCM intensifica ação no Baeta em nova fase da Operação Meu Bairro Seguro

Com saídas realizadas do Paço Municipal e, nesta sexta, da Praça São...