São Caetano

Prefeitura de São Caetano credencia arte-educadores para o programa Oficinas Culturais

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre inscrições a partir desta quarta-feira (18), direcionadas a agentes culturais (arte-educadores, palestrantes e oficineiros) para prestação de serviços pelo programa Oficinas Culturais, gerido pela pasta.

O credenciamento deve ser feito exclusivamente pelo portal de inscrições da Secult [https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/secult/Programas/Detalhe/117/oficinasculturais2025] até 3 de julho, nos termos do Edital nº 5/2025 e do Marco Regulatório do Fomento à Cultura (Lei Federal nº 14.903, de 27 de junho de 2024). A participação é gratuita. O documento, com o calendário de etapas da concorrência pública, e anexos, está disponível no mesmo endereço eletrônico.

Cada agente cultural poderá inscrever até três projetos distintos, desde que em áreas temáticas ou formatos diferenciados, conforme o disposto na chamada pública. A ações culturais a serem desenvolvidas pelos agentes culturais, tais como palestras, workshops, vivências, cursos rápidos e oficinas, deverão ter caráter de educação não formal.

O Edital nº 5/2025, com fundamento no Marco Regulatório do Fomento à Cultura, consolida a atuação do poder público na indução de políticas culturais participativas, inclusivas e descentralizadas.

Workshop

No dia 25 de junho (quarta-feira), às 19h, a Secult realizará um workshop, gratuito, sobre como participar do edital de credenciamento de agentes culturais e de projetos para a prestação de serviços pelo programa Oficinas Culturais, nos termos do Marco Regulatório do Fomento à Cultura.

A atividade será ministrada por Douglas Bunder, Marcelo Portasio, Samila Zambetti, Tamires de Melo Siqueira e Thaís Atan Ribeiro, no Teatro Municipal Santos Dumont: Av. Goiás, 1.111, bairro Santa Paula, em São Caetano.

Na ocasião, será apresentado o passo a passo para participar da chamada pública: do cadastro inicial no Repercut – o recenseamento permanente de agentes, artistas e espaços culturais de São Caetano – ao preenchimento de formulários, juntada de documentos e de outros materiais pertinentes ao processo de seleção do projeto.

Tamires de Melo Siqueira atua na coordenação do programa Oficinas Culturais; Douglas Bunder e Samila Zambetti, no setor de Fomento Cultural; e Marcelo Portasio e Thaís Atan Ribeiro, no Administrativo da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul.

Artigos relacionados

4º EMIS reúne apresentações culturais de instituições sociais apoiadas pela Prefeitura de São Caetano

Uma tarde/noite de alegrias. Assim pode ser definido o 4º EMIS (Encontro...

São Caetano é sede do lançamento do núcleo PEIEX e reforça vocação para o desenvolvimento e inovação

São Caetano do Sul deu mais um passo importante na promoção do...

São Caetano registra queda de 60% no roubo de veículos em setembro

Setembro foi mais um mês de forte redução dos indicadores criminais em...

Com monitoramento e inteligência, Smart Sanca Saúde revoluciona a gestão do setor em São Caetano

São Caetano do Sul inicia uma nova Era na gestão da saúde...