A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou as cerimônias de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O evento, promovido no Teatro Paulo Machado de Carvalho, celebrou a conquista de 1.200 alunos de 20 instituições de ensino, com participação de educadores, familiares e autoridades civis e militares.
Na noite de abertura, no dia 24/6, participaram da formatura, representando as escolas: EMEF Padre Luiz Capra, EMEF 28 de Julho, EME Vicente Bastos e Colégio Eduardo Gomes. A aluna Mariana Sousa de Andrade, da EMEF Padre Luiz Capra, emocionou o público ao ler sua redação vencedora com o tema “O que eu aprendi com o PROERD e vou levar por toda a vida”, abordando os valores de respeito, responsabilidade e escolhas seguras.
Também foram homenageados como representantes das unidades: Lívia Silvia Rocha (EMEF 28 de Julho), Rafaela Mendonça da Silva (EMEF Padre Luiz Capra), Heitor Barizão Pulcino (EME Vicente Bastos) e Izabela Yabiku Gerbino (Colégio Eduardo Gomes). O grupo foi conduzido pela professora Cabo Juliana
Na segunda noite, 25/6, o professor Cabo Pereira ficou responsável pelas atividades. O evento reuniu estudantes das escolas estaduais, com destaque para a aluna Sophia Louise Lira Nascimento, da EE Joana Mota, vencedora da melhor redação. Representaram suas escolas os seguintes alunos: Sofia Anes de Lima (EE Edgar Alves da Cunha), Eduardo Junior Silva Zanardo (EE Moura Branco), Fabrizio Prado Gonçalves (EE Maria Trugilio Torloni), Miguel Costa Lima da Silva (EE Joana Mota), Pedro Henrique Praciano Carvalho Meugaço (EE Alfredo Burkart), Sophia Martins Silva (EE Padre Alexandre Grigoli), Beatriz Alves Silva (EE Idalina Macedo Costa Sodré) e Filipe Matsumoto (EE Yolanda Ascencio).
Já na última noite, 26/6, professor Cabo Noel liderou as turmas na solenidade. O encerramento das formaturas foi marcado por mais uma bela homenagem à educação preventiva. A aluna Alice de Araújo Costa, da EMEF Professor Rosalvito Cobra, foi a autora da melhor redação da noite. Foram homenageados como representantes das unidades: Arthur Brandt M. G. de Oliveira (Colégio Castelo), Maria Clara Fagundes Mendes (Colégio Objetivo), Isabela Biondi Bernardes (EMEF Maria Teresinha Dario Fiorotti), Gabriel Fernandes Abolafio (EMEF Professor Rosalvito Cobra), Lorena de Almeida Alves (EMEF Laura Lopes), José Daniel Mendes Patez (EMEF Bartolomeu Bueno da Silva), Arthur Lopes de Almeida (EMEF Senador Flaquer) e Vitor Guatolini Cuzuol da Rosa (EMEF Elvira Paolilo Braido).
O Proerd em São Caetano representa uma bem-sucedida colaboração entre o poder público e as forças de segurança, com resultados comprovados desde sua implantação no município, em 1997. O programa já formou milhares de estudantes e continua a impactar positivamente a juventude da cidade.
As solenidades contaram com a presença do secretário de Educação, Fabiano Augusto João, do Tenente-Coronel PM Fernando Carvalho Ricardo, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do Capitão PM Ronaldo Sales Santana, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de São Caetano e vereadores.
Durante a cerimônia de encerramento, um momento de grande emoção marcou o evento: o 1º Sargento Aurélio, que atuou por 30 anos na Polícia Militar, foi homenageado com a Medalha de 1º Grau, a mais alta condecoração da PM, em reconhecimento à sua trajetória exemplar e dedicação à segurança pública. A homenagem. A honraria reconhece oficiais e praças que se destacam no cumprimento do dever, demonstrando abnegação, profissionalismo e amor à causa pública.
Também participaram da solenidade representantes da Guarda Civil Municipal, a professora Rosângela Marotti, especialista do Núcleo de Convivência da Delegacia de Ensino de Santo André, e o presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), Rubens de Oliveira Pinto.
Sobre o Proerd
Criado em 1987, em Los Angeles (EUA), e trazido ao Brasil em 1993, o Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar que visa prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes, por meio de aulas semanais aplicadas nas escolas. Em São Caetano, desde sua criação, já são mais de 52 mil estudantes formados, reforçando o compromisso da cidade com a educação e a cidadania.