São Caetano

Prefeitura de São Caetano firma parceria com o Instituto Mauá para desenvolvimento de tecnologias assistivas

A Sedef (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida) da Prefeitura de São Caetano e o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) firmaram convênio de cooperação técnico-científica para o desenvolvimento de tecnologias assistivas, que são equipamentos, dispositivos, recursos e estratégias cujo objetivo é melhorar a funcionalidade de pessoas com deficiência. A iniciativa é inédita e tem o objetivo de criar soluções inovadoras que promovam a autonomia, a inclusão e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência.

“O convênio foi muito bem planejado, pensando-se nos ganhos reais que parcerias assim podem trazer aos usuários de equipamentos da Prefeitura. Buscamos trazer outros setores para contribuir na construção de ações reais, conhecimento técnico e fomento, assim como atuar conosco em programas já amadurecidos, mas que precisam de parcerias para se concretizarem. A Mauá é a primeira de muitas possibilidades de construções a muitas mãos que podemos fazer pela causa PCD”, declara a secretária da Sedef, Andrea Alencar.

Segundo a técnica em Tecnologia Assistiva da Sedef, Rosângela Estrella, estão envolvidos nessa parceria os cursos de Robótica, Design, TI e Engenharias. “Essa é uma ação intersetorial e multiprofissional. Os profissionais de Saúde e Educação também vão participar desse processo. O desenvolvimento de tecnologia assistiva requer muitos profissionais trabalhando de forma colaborativa. Eles vão criar alternativas a partir das demandas reais da nossa população, com vistas a criar recursos mais acessíveis para todos.”

“Essa parceria representa um marco no desenvolvimento de tecnologias assistivas no Brasil. Nosso objetivo é unir o conhecimento técnico do IMT às demandas sociais da Sedef, garantindo que a tecnologia seja uma ferramenta de transformação para a inclusão e a cidadania”, destaca o engenheiro e coordenador do laboratório FabLab do Instituto Mauá de Tecnologia, Guilherme Hiroji Anraku Ikeda.

A Sedef, reconhecida por suas ações transformadoras no município, já conta com um histórico de investimentos em recursos como cadeiras de rodas, órteses e próteses para a população em situação de vulnerabilidade. Contudo, com o crescimento da demanda por novas tecnologias, especialmente após a pandemia de Covid-19, a necessidade de ampliar o acesso a soluções assistivas se tornou ainda mais evidente.

Por meio dessa parceria, espera-se desenvolver produtos e serviços que facilitem a inclusão de pessoas com deficiência nos mais diversos ambientes: familiar, escolar, profissional, cultural e esportivo. “São Caetano do Sul já é um modelo de políticas públicas para a inclusão, e essa colaboração reforça o compromisso de tornar a cidade uma referência nacional em acessibilidade e inovação”, complementa Ikeda.

O convênio entre IMT e Sedef reafirma o papel da ciência e da tecnologia no enfrentamento das desigualdades sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Prefeitura de São Caetano dá sequência à vistoria em transporte escolar e fiscaliza na porta da escola

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Semob (Secretaria...

CGE e GCM de São Caetano atuam em conjunto para prender suspeitos de furto de celular no Bairro Mauá

O G7 Notícias levará ao leitor/telespectador, o melhor da informação com credibilidade...

GCM prende em São Caetano duas mulheres por furto em loja na Avenida Paulista durante Operação Bloqueio

GCM prende em São Caetano duas mulheres por furto em loja na...

CGE de São Caetano auxilia na captura de suspeito de furto de rodas de veículos

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Caetano foi fundamental...