Neste sábado, 29 de novembro, a Prefeitura de São Caetano do Sul realizou a entrega da escultura em bronze Duas Vidas, de autoria de Giancarlo Avantaggiato, esculpida em memória de Isabela Régis e de Isabelli Costa, duas jovens de 18 anos que morreram atropeladas na Av. Goiás, principal via pública da cidade, no dia 9 de abril.
A obra, de 88 cm de altura, foi instalada no jardim que fica ao lado do prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, entre a Av. Goiás e Av. Dr. Augusto de Toledo. O ato de entrega da escultura teve a presença das famílias das vítimas. No local, foram plantadas duas árvores, simbolizando o ciclo contínuo da vida.
A ação ocorreu por meio da parceria entre as secretarias municipais de Cultura, Mobilidade Urbana, Educação e do Saesa – Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano do Sul, marcando o lançamento de campanha de Segurança no Trânsito.
Memória e respeito
A proposta foi construída como um gesto simbólico de memória e respeito, um chamado contra a violência no trânsito, pelo direito de ir e vir de todos – motoristas e pedestres – em segurança.
O escultor buscou evitar narrativas visuais que acentuam o sofrimento ou que provocam impacto pelo choque. Em vez disso, traduziu, com delicadeza, os valores da vida, do vínculo e da presença. Sua intenção foi estimular o diálogo sobre segurança, cuidado e afeto no espaço urbano, transformando o local em um território de valorização da vida, de amizade e de pertencimento comunitário.
O escultor
Giancarlo Avantaggiato é pintor e escultor brasileiro radicado em São Caetano do Sul. Suas esculturas transitam entre o figurativo e o simbólico, explorando o bronze, gesso, madeira e mármore para investigar as relações humanas por meio da matéria tridimensional.
Formado pela faculdade Belas Artes de São Paulo, iniciou sua trajetória em 2012 com estudos da figura humana. Em 2018, fundou seu atelier em São Caetano e, em 2021, criou o Alma Centro de Estudos Visuais, onde atua como professor e orientador.
Sua produção propõe uma síntese entre a tradição clássica e a contemporaneidade, integrando movimento compositivo, temática simbólica e contemplação, despertando reflexões sobre a experiência humana.
Segurança no Trânsito
Na ocasião, a Prefeitura de São Caetano do Sul lançou a campanha Segurança no Trânsito, com ações de conscientização sobre o uso do celular ao volante (direção com atenção e responsabilidade) e a importância do respeito às leis de trânsito.
A campanha, além do intuito de sensibilizar a população como um todo, tem como propósito abranger os alunos da rede municipal de ensino, por meio da divulgação online e atividades nas escolas. O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito é lembrado anualmente sempre no terceiro domingo de novembro.











