Mauá

Prefeitura e UFABC preparam Audiência Pública para o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Mauá

Prefeitura e UFABC preparam Audiência Pública para o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Mauá

Trata-se da apresentação dos resultados da atualização do PMRR que será entregue em 13 de setembro para a população das cidade

A equipe de pesquisadores da Universidade Federal do ABC e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Mauá realizam no dia 13 de setembro (sábado), a partir das 8h, no auditório do Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, à rua Rio Branco, 183, a Audiência Pública para a apresentação da atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) do município. O PMRR foi realizado a partir de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, a Prefeitura de Mauá e a Universidade Federal do ABC, por meio dos laboratórios de pesquisa e extensão LabJuta e LabGRis.

Na audiência serão detalhados os resultados obtidos, as estratégias adotadas e as ações sistematizadas na atualização. Também terão falas da Prefeitura de Mauá e de outras entidades sobre o tema urgente da gestão de riscos. A audiência se propõe também a ouvir os moradores do município, sobretudo aqueles que foram consultados ao longo do processo de atualização do plano.

O trabalho teve início em março de 2024 e teve etapas como reconhecimento e levantamento de dados, atividades de campo e sistematização de resultados contendo propostas de ações estruturais e não estruturais para a melhoria das condições de segurança. O Jardim Zaíra recebe grande destaque e atenção no PMRR, concentrando parte das áreas mais complexas do município e é também um dos territórios que vem recebendo parte das intervenções e recursos conseguidas pela Prefeitura junto ao Governo Federal. Isto reforça a importância da aliança entre os poderes e a universidade pública.

A equipe da UFABC é composta por profissionais de diversas áreas, coordenados pelos professores Christian Ribeiro e Francisco Comaru, e trabalhou por 18 meses junto à equipe da Prefeitura. Esta equipe integra além da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, técnicos de secretarias como Habitação, Obras, Planejamento Urbano e Assistência Social. O diálogo também foi feito no âmbito do Comitê Gestor do Plano Municipal de Redução de Riscos que reúne técnicos da Prefeitura, pesquisadores da UFABC e representantes da sociedade civil de Mauá.

Artigos relacionados

Obras do Terminal Itapark avançam em Mauá

Primeira etapa em andamento é de infraestrutura e prepara o terreno para...

Prédios públicos de Mauá recebem iluminação especial em alusão ao Setembro Amarelo

Prédios públicos de Mauá recebem iluminação especial em alusão ao Setembro Amarelo...

Mauá mantém ações para prevenir e fazer o combate à violência doméstica

Mauá mantém ações para prevenir e fazer o combate à violência doméstica...

Mostra de cinema reúne 190 estudantes no encerramento da 1ª Semana da Juventude de Mauá

Escola Municipal Cora Coralina foi palco de seis curtas-metragens produzidos por cineastas...