A partir do trabalho nos oito CRAS, profissionais se reúnem para oferecer ainda mais qualidade nos serviços municipais
A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou o processo de fortalecimento das políticas de assistência nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), voltado aos profissionais que realizam atendimento direto à população em situação de vulnerabilidade social. Esses profissionais atuam nas áreas de assistência social, saúde, educação, segurança, cultura, conselho tutelar e nas entidades que integram a rede socioassistencial do município.
Trata-se de uma construção permanente, contínua e planejada. Nos encontros, serão elaborados protocolos de atendimento e realizadas análises de casos complexos atendidos pelas equipes, para que as políticas públicas alcancem seus melhores resultados. Este trabalho segue um cronograma que contempla as Vilas Falchi, São João e Mercedes, o Parque das Américas, os Jardins Zaíra, Oratório e Feital, e o Macuco. Duas atividades já foram desenvolvidas no CRAS Oratório e no CRAS Vila Mercedes.
O objetivo é possibilitar que as equipes que atendem essa população nos serviços públicos municipais dessas regiões conheçam o que os demais colegas desenvolvem em sua rotina e estejam aptas a realizar, de forma adequada, os encaminhamentos, orientações e análises de casos em conjunto.
A meta é fortalecer toda a rede de atendimento e proteção aos moradores dessas regiões periféricas do município. “Desta forma, todos conhecerão a gama de serviços oferecidos. Com isso, queremos agilizar e potencializar o atendimento integral ao nosso público em situação de vulnerabilidade social, de forma que tenham suas necessidades atendidas o quanto antes e da melhor forma possível”, explica a secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira. Trata-se de uma rede que será estabelecida de acordo com as demandas de cada território.