Últimas notícias

Presidente do Consórcio ABC reitera diálogo e participa de reunião em São Caetano com prefeito e vereadores


 

Regionalidade foi o tema do encontro entre Marcelo Lima e Tite Campanella, chefes do Executivo de São Bernardo e São Caetano, respectivamente

Com o objetivo de dar mais um passo para unificar novamente as sete cidades da região, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, participou nesta terça-feira (18/2) de reunião em São Caetano do Sul com o prefeito Tite Campanella e vereadores do município no Palácio da Cerâmica, sede do Executivo municipal sancaetanense.

Durante o encontro, Marcelo Lima destacou a importância de o Consórcio ABC contar com todas as cidades do Grande ABC novamente, com o objetivo de a região ganhar mais força e representatividade junto aos governos estadual e federal.

“A gestão que temos feito em todas as instâncias é baseada no diálogo. E no Grande ABC é assim, a gente trabalha em conjunto por uma região cada vez mais forte e desenvolvida”, afirmou o presidente do Consórcio ABC.

Neste ano, o município de São Caetano abriu tratativas para regresso ao órgão intermunicipal. Em janeiro, convidado pelos demais colegas prefeitos, Tite Campanella visitou a entidade e participou da assembleia do colegiado.

Entre os exemplos da representatividade do Consórcio ABC como órgão de governança regional está o Piscinão Jaboticabal, demanda antiga do órgão intermunicipal e que atualmente está em fase de construção. O reservatório está sendo instalado nas proximidades da Rodovia Anchieta e na confluência entre os ribeirões dos Couros e dos Meninos, em território do município de São Paulo, na divisa entre São Bernardo e São Caetano, que seria beneficiária direta da obra conquistada pelo colegiado regional.

O projeto foi destravado em março de 2019, após reunião agendada pelo Consórcio ABC entre o Estado e os prefeitos das sete cidades na sequência de fortes chuvas que atingiram a região. Na ocasião, foi apresentado o Plano Regional de Macro e Microdrenagem do Grande ABC, elaborado pela entidade, e que apontava a importância da obra no combate às enchentes na região.

O Consórcio ABC também foi fundamental para a descentralização da farmácia de alto custo no Grande ABC. Até 2019, a entrega de medicamentos especializados na região estava disponível somente no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Por articulação da entidade regional junto ao governo estadual, São Bernardo e São Caetano passaram a realizar também a distribuição dos remédios, desafogando o serviço em Santo André e beneficiando a população de toda a região.

Crédito das fotos: Leonardo Garcia/PMSBC





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Megaoperação nacional prende 10 suspeitos em São Paulo e desarticula núcleo de facção

A Polícia Civil prendeu dez suspeitos ligados a uma organização criminosa que...

Paulo Serra sobe 2,4 pontos e chega a quase 12% para o Governo de SP

    Em alguns cenários do mais recente levantamento do Instituto Paraná...

Polícia Civil apreende carga de cocaína em galpão de reciclagem usado como depósito de drogas

  Imóvel na zona leste de São Paulo escondia 109 quilos de...

Braskem encerra atividades do Projeto Multisport 2025 com integração no Parque Ibirapuera

Mudanças no formato e piquenique especial marcaram o encerramento das atividades do...