São Bernardo

Primeira Virada Esportiva agita São Bernardo e reúne 30 mil pessoas   

Foram mais de 50 atividades de 30 modalidades em quase 40 horas de atividades; expectativa é de evento ainda maior no próximo ano

Um sucesso que movimentou a cidade e contou com a participação de cerca de 30 mil pessoas, que em quase 40 horas de atividades participaram de mais de 50 atividades de 30 modalidades diferentes. Essa foi a Virada Esportiva de São Bernardo, que encerrou na noite deste domingo a sua primeira edição. Em evento no Parque da Juventude, a prefeita Jéssica Cormick agradeceu a todos os participantes e todos os funcionários que fizeram o evento acontecer.

“Meu muito obrigada a cada um de vocês. A Secretaria de Esportes e Lazer é uma das mais importantes porque o esporte transforma a vida das pessoas, tira crianças e jovens da criminalidade, e vocês fizeram muito com nada, sem recursos adicionais, se dedicaram e por isso quero agradecer a todos”, afirmou Jéssica, ao lado do secretário de Esportes e Lazer, Fran Silva. “Também quero agradecer à prefeita pelo apoio, nós vamos entrar para a história como a gestão que criou a Virada Esportiva de São Bernardo”, declarou o secretário.

CORRIDAS – Se no sábado (27/9) a abertura da extensa programação da Virada Esportiva foi o Treino Aberto de Corrida, realizado entre 6h e 10h no Centro de Treinamento de Atletismo (Arena Olímpica), as atividades deste domingo (29/9) também começaram com prova de atletismo. A largada da prova coube à prefeita Jessica Cormick, acompanhada do secretário de Esportes e Lazer, Fran Silva. Os dois, inclusive, fizeram uma prova de curta distância logo após a saída do pelotão.

Iniciada por volta das 7h, a Corrida de Rua Circuito São Bernardo ocupou duas faixas em trecho do Corredor Leste-Oeste e reuniu em torno de 1.200 pessoas, que percorreram seis quilômetros (três em cada sentido). Para não prejudicar o trânsito, apenas uma faixa em cada sentido foi interditada. 

‘Filha’ de São Bernardo e morando em Campinas desde 2007, para onde a família se mudou por causa do trabalho do pai, Jéssica Dias Pereira ainda tem muitos parentes no município e costuma visitá-los. Desta vez, no entanto, o que a trouxe à cidade foi justamente a Virada Esportiva e a oportunidade de participar da corrida no Corredor Leste-Oeste, pois a modalidade é a sua preferida. E não estava sozinha: conseguiu arrastar duas primas e dois primos, um dos quais estreante nas ‘pistas’.

“São Bernardo é uma cidade que gosto muito, minha cidade natal, meu berço. Hoje vim aqui na corrida prestigiar, participar e trouxe algumas pessoas da família também. Quando fiquei sabendo que teria, já decidi que estaria aqui para participar e aproveitar para ver meus parentes, que são muitos na cidade”, contou. “Participo de várias corridas e aqui a estrutura está sensacional, muito legal. Bem equipada. A Prefeitura está de parabéns pela Virada”, disse a xará da prefeita, que antes de se mudar para Campinas morava no Jardim Las Vegas.
 
CORRIDA INFANTIL – Outro ponto que recebeu atividades da Virada Esportiva foi a Rua Barão de Mauá, na Chácara Inglesa, que aos domingos é fechada para o programa da Prefeitura Rua de Lazer, que também ocorre em outros bairros. Ali, foi organizada a Corrida Infantil, que reuniu em torno de 50 crianças, algumas bem pequenas e que foram acompanhadas por mães ou pais ao longo do percurso de ida e volta. Outra atividade que se juntou à Virada Esportiva na mesma rua foi uma corrida beneficente organizada por unidade de uma empresa multinacional instalada na cidade, que já está na sua sexta edição. 

Nascido e morador de São Bernardo, Paulo Comelli é funcionário da companhia e um dos responsáveis pela organização da corrida, que, segundo ele, nasceu no município e posteriormente foi ‘abraçada’ por unidades da empresa em outras quatro cidades do Brasil e em mais 10 países, como Argentina, Malásia, Índia, China, Japão, Estados Unidos e México. Aliás, ele disse que todas realizam a prova nos mesmos dias e hora, sempre voltadas à arrecadação de alimentos, doados a comunidades carentes.

“Aqui em São Bernardo foram duas toneladas e meia de alimentos, com os quais conseguimos montar 1.700 kits, entregues a moradores de seis comunidades da cidade. O nosso modelo de corrida funciona da seguinte forma: a empresa fornece os kits, com as camisetas, sacolinha e medalhas para premiação, e em troca a gente arrecada dois quilos de alimento de cada participante. Dessa maneira, as pessoas fazem atividade física, cuidam da saúde e ajudam quem precisa”, explicou Paulo.

PROGRAMAÇÃO EXTENSA – A programação de domingo contou com os Corujões do Esporte no Parque da Juventude e no Galpão DAJUV, que receberam atividades das 21h de sábado até 9h de domingo, além de handebol, atletismo, futebol, futebol para cegos, karatê, fit dance, zumba, funcional, step, alongamento, yoga e muito mais. “Para o ano que vem, queremos fazer um evento ainda maior, com investimento financeiro, chamando a iniciativa privada para participar. Mas já podemos considerar a Virada Esportiva um sucesso”, finalizou o secretário de Esportes e Lazer, Fran Silva.

Artigos relacionados

Zoo de São Bernardo completa 40 anos neste domingo sendo referência no tratamento de animais resgatados

Unidade de conservação animal abriga hoje cerca de 350 animais de 70...

Entrega de readequações viárias melhora mobilidade na Av. Robert Kennedy, sob o Viaduto Mamãe Clory

Intervenções na região do bairro Assunção incluem nova alça de retorno, acessibilidade,...

Parque Linear dos Ipês, em São Bernardo, recebe ação de plantio de 100 novas mudas de árvores  

Alunos da EMEB Ari Lacerda Rodrigues, na região do bairro dos Casa,...