São Bernardo

Projeto cria 115 bolsas de estudo 100% gratuitas na Faculdade de Direito de São Bernardo

Com critérios socio-econômicos, proposta já aprovada na Câmara compreende cursos de graduação, pós e mestrado na autarquia municipal; gestão estima investimento de R$ 600 mil

Em nova iniciativa para democratizar o acesso ao Ensino Superior na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, irá criar bolsas de estudo para a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, visando criar condições favoráveis para a população de baixa renda. Serão 115 bolsas nesta primeira etapa do programa, com critérios socio-econômicos. A proposta, aprovada nesta quarta-feira (30/4) de forma unânime na Câmara, compreende cursos gratuitos de graduação, especialização e mestrado.

O aval legislativo autoriza o Executivo a implantar o Programa Direito ao Futuro, que estabelece aporte da Prefeitura para garantir a medida junto à faculdade, uma autarquia municipal renomada no País. A gestão estima investimento no valor de R$ 600 mil para contemplar o número de concessões na instituição. Com a aprovação, o projeto agora vai para a sanção do prefeito Marcelo Lima, que deve ser formalizado como Lei na edição do Diário Oficial da próxima semana.

“Reconhecida nacionalmente pela excelência no ensino, a Faculdade de Direito de São Bernardo agora terá bolsas de estudo 100% gratuitas, dentro do nosso compromisso de formular políticas públicas que atendam uma demanda social do município, voltada àqueles que mais precisam e não teriam condições. Podemos considerar que essa medida é um marco. É desta forma que estamos cuidando da cidade e da população, proporcionando oportunidades, realizando sonhos de acessar o Ensino Superior, ampliando as chances de melhor inserção no mercado de trabalho”, frisou o prefeito Marcelo Lima.

Diretora da Faculdade de Direito de São Bernardo, Priscilla Simonato destacou o tamanho do programa para beneficiar a população. “Estou muito contente com essa iniciativa. É o maior programa de bolsas da história, em 60 anos de trajetória da instituição. Nunca tivemos um programa tão grandioso. É uma conquista que rompe barreiras, amplia horizontes e reafirma o nosso compromisso com a inclusão. Agradeço pela parceria e dedicação à nossa faculdade, autarquia importante para o município.”

Conformes as diretrizes da proposta, a Prefeitura e a Faculdade de Direito irão instituir um grupo misto denominado Comissão de Bolsas de Estudo para deliberar sobre os critérios de seleção e demais detalhes do Programa Direito ao Futuro. As bolsas serão destinadas a estudantes dos cursos de graduação em Direito, especialização (pós-graduação lato sensu) e mestrado (stricto sensu). As informações sobre o processo seletivo, critérios de participação e prazos estarão disponíveis em breve no edital, que será divulgado também no site da faculdade.

Neste contexto de expandir o acesso da população em situação de vulnerabilidade ao Ensino Superior, a gestão viabilizou também, no começo deste ano, a criação da Faculdade Municipal de São Bernardo, com sede própria na região central da cidade. O projeto inovador, com cursos gratuitos de tecnólogos, é voltado a moradores de baixa renda de São Bernardo. A projeção é que as aulas tenham início no segundo semestre deste ano.

AUTARQUIA – Desde a escolha de Priscilla Simonato, em lista tríplice, para a diretoria da Faculdade de Direito de São Bernardo, o prefeito Marcelo Lima ressaltou o apoio à autarquia municipal para resgate da questão cultural, história no meio jurídico e ampliação do olhar social.

Entre as suas atribuições como autarquia, a faculdade tem como objetivo prestar serviços à população carente e oferecer um ensino jurídico de qualidade. Com essa missão, já beneficiou mais de 500 mil cidadãos por meio da assistência jurídica gratuita e formou mais de 15 mil bacharéis em Direito.

Artigos relacionados

Com formação de novos agentes e GCM capacitada, Prefeitura de São Bernardo reforça segurança viária

Com o objetivo de construir um trânsito mais seguro, humano e eficiente,...

Vice-prefeita de São Bernardo, Jéssica Cormick recebe título de cidadã são-bernardense

Honraria foi entregue pelo vereador Leo RR, autor do projeto de lei;...

Médicos das UPAs de São Bernardo realizam formação em emergências pediátricas

Medida tem como propósito principal melhorar os desfechos dos atendimentos no sistema, aumentando...

Prefeito Marcelo Lima visita Embaixada em Dublin e recebe apoio do órgão a alunos do Conecta

Encontro de cortesia com Flávio Helmold Macieira, representante do Brasil na Irlanda,...