Últimas notícias

Promotora de Justiça palestra sobre combate à violência contra a mulher em evento no Bixiga


Com entrada gratuita, “Dia de Cultura e Empoderamento” acontece neste sábado (30/8), em São Paulo-SP, a partir das 15h, na Casa Sincopada; encontro também terá aulas de defesa pessoal e bate-papo sobre Justiça Restaurativa

Em defesa ao enfrentamento à violência contra à mulher, o Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral às Vítimas (Pró-Vítima) promove neste sábado (30/8), em São Paulo-SP, um encontro que unirá a força da lei, do corpo e da música. A partir das 15h, na Casa Sincopada (rua Treze de Maio, 586 – Bixiga), acontece o “Dia de Cultura e Empoderamento”. Com entrada franca, o evento terá vasta programação, incluindo palestra sobre Justiça Restaurativa com a promotora de Justiça (MP-SP) Celeste Leite dos Santos, aula aberta de alongamento e de defesa pessoal, e roda de samba.

A programação é de responsabilidade do “Defenda-se”. Colocado em prática pelo Pró-Vítima em parceria com o Instituto “Paulo Kobayashi”, o projeto oferece, de graça, na capital, acolhimento jurídico e psicológico, além de aulas de autodefesa a vítimas de violência doméstica.

O “Dia de Cultura e Empoderamento” terá início às 15h, com uma palestra sobre o enfrentamento à agressão contra mulheres e ao feminicídio – crime que não para de bater recordes no Brasil. Presidente do Pró-Vítima, Celeste falará sobre Justiça Restaurativa, Proteção Integrada e Apoio Institucional:

“Será um encontro transformador, com direito a muita informação, movimento e música. Esperamos reunir na Casa Sincopada um grande número de mulheres e de famílias que compartilham dos ideais do ‘Defenda-se’, que oferece ao público feminino, de graça, aulas de defesa pessoal, além de acolhimento psicológico e capacitação e orientação na área jurídica, para dilatar a visão quanto a direitos e políticas públicas de proteção às vítimas”, explica Celeste, que é doutora em Direito Civil, mestre em Direito Penal e promotora de Justiça em Último Grau do Colégio Recursal do MP-SP.

Na sequência, a advogada Ana Carolina Osório, da equipe jurídica do “Defenda-se”, falará sobre redes de apoio e formas de desvitimização.

Às 16h, o público presente no “Dia de Cultura e Empoderamento” poderá, de forma gratuita, ter aula com a mestre em Taekwondo Débora Lima e com a professora de Educação Física Solange Menzel – ambas capacitadoras do “Defenda-se”. Na oportunidade, serão compartilhadas práticas de alongamento e técnicas de defesa pessoal.

O fim da programação, às 19h, ficará a cargo do grupo “Samba de Rainha”. O show será aberto para quem participar do treino de autodefesa.

“Estufa”
O “Dia de Cultura e Empoderamento” é um ato de ocupação consciente e artístico e que promove, em paralelo, o espetáculo “Estufa – Um Falso Testemunho”.

Tendo como pano de fundo os abusos cometidos contra mulheres pelo médium João de Deus, a peça terá novas sessões nos dias 8/9, 9/9, 15/9 e 16/9, às 20h30, na Casa Sincopada.

Dúvidas ou mais detalhes sobre todas as atividades do “Defenda-se” podem ser consultadas via os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Com apoio de drone, Polícia Militar interrompe desmanche de motocicletas na Zona Sul

Durante patrulhamento pelo Jardim Monte Verde, equipes do 27º BPM/M localizaram uma...

Braskem celebra 53 anos da unidade de Polietilenos no ABC

Planta pioneira no Polo Petroquímico do Grande ABC reforça legado industrial, inovação...

Braskem realiza 3ª Feira de Empreendedoras 2025 em sua unidade de Mauá

Iniciativa promove capacitação, visibilidade e apoio a negócios locais, fortalecendo o protagonismo...

Braskem celebra o Dia Nacional do Voluntario com histórias de transformação e impacto social

Data destaca a importância da solidariedade e do engajamento dos integrantes da...