São Bernardo

Ranking aponta São Bernardo entre as 15 cidades mais competitivas do Brasil

Município alcança a 13ª colocação no levantamento de competitividade dos municípios 2025, com avanços expressivos em sustentabilidade fiscal, saúde e saneamento 

Em reconhecimento nacional dos avanços alcançados em âmbito local, São Bernardo figura entre as 15 cidades mais competitivas do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). O município conquistou a 13ª posição geral da lista, subindo oito posições em relação ao resultado do ano anterior.

No recorte regional, São Bernardo aparece em 8º lugar no Sudeste e na 7ª colocação no Estado de São Paulo. No contexto entre as cidades de mesmo porte populacional – entre 500 mil e 1 milhão de habitantes –, o resultado foi ainda melhor: é a 2ª mais competitiva do Brasil, ficando atrás apenas de Florianópolis (SC).

Comparada às capitais brasileiras, a cidade superou diversos 21 centros urbanos importantes do País, ficando atrás apenas de Florianópolis, Vitória (ES), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). O resultado reflete um trabalho de gestão que tem priorizado equilíbrio financeiro, avanços na saúde, ampliação do saneamento e políticas sociais inovadoras.

Segundo a prefeita Jéssica Cormick, o reconhecimento é fruto do planejamento e da capacidade do município de traduzir políticas públicas em melhorias concretas para a população. “Estar entre as 15 cidades mais competitivas do Brasil é motivo de orgulho para todos nós. Subimos oito posições em menos de um ano, o que comprova que estamos no caminho certo, com gestão responsável das contas, ampliação da saúde e investimentos em qualidade de vida”, afirmou.

O levantamento do CLP utiliza dados oficiais para avaliar a capacidade de Estados e municípios em gerar bem-estar para a população. A análise é estruturada em pilares como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, inovação, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade fiscal. A ferramenta também orienta líderes públicos na tomada de decisões e na melhoria das políticas locais.

MELHORIAS – O desempenho de São Bernardo foi impulsionado por melhorias em diferentes áreas:

* Sustentabilidade fiscal: o município alcançou a 43ª posição nacional, com avanço de 24 lugares em relação a 2024. O destaque vai para o Programa Tudo em Dia, maior iniciativa de regularização de débitos da história de São Bernardo, que arrecadou mais de R$ 130 milhões em apenas seis meses e ampliou a capacidade de investimento em políticas públicas.

* Acesso à saúde: a cidade apresentou salto expressivo de 83 posições no ranking. O saldo foi garantido com ações de destaque como a  Caravana da Saúde, que zerou filas de consultas, exames e cirurgias, e pela implantação das Carretas de Diagnóstico (tomografia, ultrassonografia e ressonância magnética). Outras ações também foram fundamentais: recomposição das equipes médicas, integração de serviços como vacinação e saúde bucal em unidades especializadas, criação de novos leitos no Hospital da Mulher e a implantação da Casa de Passagem para mulheres vítimas de violência.

* Saneamento: São Bernardo subiu 60 posições com contribuição para as políticas habitacionais e ambientais. O PAC Mananciais, em andamento, vai beneficiar mais de 5.100 famílias da região da Billings, com urbanização, reassentamento e recuperação ambiental. Outro destaque foi o impacto do Programa Integra Tietê, coordenado pelo Governo do Estado e executado pela Sabesp, que em apenas três meses já garantiu novas conexões de água e esgoto para mais de 18 mil unidades em São Bernardo, dentro de um conjunto de 42 frentes de obras na Região Metropolitana.

RECONHECIMENTO – A ascensão de São Bernardo no Ranking de Competitividade demonstra a efetividade de ações que unem responsabilidade fiscal, fortalecimento dos serviços de saúde e investimentos em saneamento e habitação.

Artigos relacionados

Oficinas culturais gratuitas de São Bernardo têm início com mais de 1.300 participantes inscritos

Atividades em pontos descentralizados democratizam acesso às políticas de formação artística da...

Com inscrições abertas, Corrida da Mulher São-Bernardense ocorrerá pelas vias do Parque Caminhos do Mar

Marcada para o dia 31 de agosto (domingo), prova gratuita tem opções...

Referência no Estado, tradicional Meia Maratona de São Bernardo leva 14 mil participantes às ruas

Ruas e avenidas de São Bernardo foram tomadas neste domingo (24/08) pelo...